/

Semana da Cultura Japonesa, 15 a 24/6, em Embu das Artes terá diversas atrações

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 6/06/2012

DivulgaçãoSemana da Cultura Japonesa dias 15 a 24/6, em Embu 

Para comemorar o Dia da Imigração Japonesa (18/6), o Governo da Cidade de Embu das Artes, por meio da secretaria de Cultura, realizada de 15 a 24 de junho a Semana da Cultura Japonesa. A abertura será aberta em 15/6, às 20h, com a Exposição Nikkei de Arte e Craft, que homenageará Iwao Nakajima (1934-2011), artista plástico que viveu na cidade e contribuiu para o desenvolvimento da arte naif, uma tradição em Embu das Artes.

As comemorações da Semana continuam com várias atrações que enfatizam a cultura, a arte, os costumes e a gastronomia do Japão. Faz parte da Semana o Festival de Cultura Japonesa Animaembu, com concurso de ilustração mangá Ano do Dragão, shows de música e dança, desfile cosplay, exposição e oficinas de ikebana, origami, animekê, mangá, exposição de raça Akita, taikô e diversas outras atividades.

Vale lembrar que o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão, somando cerca de 1,5 milhão de nikkeis, o nome dado aos japoneses e seus descentes. Colônias nipônicas se formaram a partir do início do século 20, com a chegada do navio Kasato Maru e em decorrência de acordo assinado entre os governos japonês e brasileiro. Muitos orientais se instalaram na região de Embu das Artes e entorno, como Cotia, criaram cooperativas agrícolas importantes, com produtos vendidos no mercado municipal de Pinheiros, em São Paulo, e influenciaram no costume e na arte. Conheça um pouco dessa história participando da Semana da Cultura Japonesa em Embu das Artes.

Programação

15/6, 20h – Abertura: 4ª Exposição Nikkei Arte Craft e homenagem a Iwao Nakajima. Visitação; 16/6 a 9/7, das 9 às 17h, Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29)

16/6, 13h – Culto “Aoba Matsuri”, de celebração ao nascimento de Buda. Templo Dion-In (Rua Professor Mário Osassa, 1149, fim da rua, Jd. Magali)

17/6, 10h – 54º Culto Ecumênico em Homenagem aos Antepassados. Cemitério do Rosário ( Avenida Elias Yazbek, 1713)

23 e 24/6, 10 às 23h – Animaembu Nippon Matsuri – 5º Festival da Cultura Japonesa. Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320, Centro).

Elke Lopes Muniz

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.