/

Dia Internacional do Meio Ambiente é celebrado com ação educativa em escola municipal de Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 6/06/2012

DivulgaçãoCrianças da EMI Papa Capim participaram do plantio de sementes em comemoração ao dia Internacional do Meio Ambiente

Cerca de 200 crianças da Escola Municipal Infantil Papa Capim, no Jd. Salete, tiveram uma terça-feira especial e ganharam ensinamentos para toda a vida. Meninos e meninas de três a cinco anos se divertiram e prometeram levar para casa tudo o que aprenderam como cuidados, valor, respeito e amor à natureza.

A ação educativa comemorou o Dia Internacional do Meio Ambiente em Taboão da Serra. A bióloga Morgana Tomaz, do departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Habitação, ensinou às crianças como plantar, cuidar e conviver com a flora. Para aumentar a diversão, cantigas e brincadeiras com o artista Geraldo Magela e a atriz Alessandra Leite.

Segundo Morgana, os olhinhos infantis brilham quando entendem que a planta, assim como elas, é um ser vivo. “Ficam surpresas e comovidas quando explico que a plantinha não chora, mas se machuca. E que as árvores e plantas só podem ser cortadas se estiverem doentes, e só por um médico da prefeitura.”.

Uma das atividades mais apreciadas pelos alunos foi semear, acompanhar o crescimento e cuidar de uma plantinha. Há uma semana os alunos receberam sementes. No Dia Internacional do Meio Ambiente eles comemoraram mostrando orgulhosos a sementinha plantada.

Parte da ação acontece com cartões educativos de fotos de plantas nativas de Taboão da Serra: jacarandá, jatobá e ipês. “Eles ficam maravilhados com as cores, formas e diversidade de nossa flora. Quando descobrem que essas árvores só existem em nosso país e que são brasileiros tanto quanto eles, incentivo o orgulho nacional e a importância da preservação.”

As crianças também viram cartões com a resedá –lagerstroemia indica, originária da China, e flamboyant-mirim – caesaolpinia pulcherrima, nativa da América Central.
Ao explicar como as árvores estrangeiras vieram parar no Brasil, a bióloga relata a história da miscigenação da flora no país.

Parceria com artistas

Para animar ainda mais a turminha do Papa Capim, o departamento de Meio Ambiente fez uma parceria com os artistas Geraldo Magela e Alessandra Leite. A dupla brincou com as crianças e dançou o Cacuriá – típica do Maranhão. Cantigas e folclore ajudam a aflorar a sensibilização e o imaginário infantil, o que facilita o aprendizado. “A criança da cidade fica muito distante da natureza”, lamenta Magela. Alessandra usa brincadeiras lúdicas com os pequenos. “Usamos cantigas e histórias do nosso folclore para criar um ambiente favorável para aflorar o imaginário infantil. Brincar facilita o aprendizado.”, afirma Alessandra.

Educação ambiental

A diretora do EMI Papa Capim Paula Miranda é educadora há 22 anos. Atualmente é responsável pela educação de quase 400 crianças da EMI. “É fundamental o trabalho da equipe do Meio Ambiente no cenário escolar”.  Segundo Paula, educação ambiental na primeira infância desenvolve a consciência ecológica e sustentável para toda a vida.

Rita Hortênsia Silva Queiroz, supervisora de ensino da cidade, acompanhou a ação educativa representando a Secretaria de Educação. “Nossos educadores são treinados e orientados a despertar a consciência ecológica dos alunos durante todo o ano letivo”, orgulha-se.

Orientação do governo

A poucos dias da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira destacou o papel dos brasileiros na promoção da educação ambiental e sustentabilidade, principalmente nas iniciativas realizadas nas escolas.

“Mais uma vez nossa cidade esta à frente”, comemora Edna Maciel, secretária de Habitação, pasta responsável pelo departamento de Meio Ambiente. Desde o início da gestão do prefeito de Taboão da Serra Dr. Evilásio Farias os alunos da rede municipal recebem ações de educação ambiental nas salas de aula.


Por Adriana Alkmim

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.