/

ADIs de Taboão entram em greve na segunda, dia 28

Por Outro autor | 23/05/2012

DivulgaçãoADIs prometem entrar em greve na próxima segunda, dia 28

Na última quarta-feira, dia 16 de maio, a assembleia das Professoras ADIs (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil) do município de Taboão da Serra, aprovaram por aclamação iniciar greve a partir do dia 28 de maio. A greve, de acordo com as professoras é por dignidade, reconhecimento profissional e salarial.

Desde abril de 2011, as ADIs se reúnem e se mobilizam pelo enquadramento no Estatuto do Magistério, o que lhes garantiria o reconhecimento como professoras de acordo com as novas determinações da LDB e dos diversos pareceres do Conselho Nacional de Educação que entendem que a educação de 0 a 6 anos é trabalho pedagógico e, portanto, todas as profissionais que trabalham em creches devem ser reconhecidas como professoras usufruindo de todos os direitos previsto ao Magistério.

Em muitos municípios, seja pela luta das professoras ADIs, seja através de ações na justiça, já enquadraram essas profissionais ao Estatuto do Magistério.

Já em Taboão da Serra, o prefeito Evilásio Farias e seu Secretário de “Educação”, trabalharam com afinco para confundir, anular e desinformar a população quanto as reivindicações destas trabalhadoras. Fugiram das audiências públicas convocadas pela Câmara Municipal e se recusou dar continuidade aos encaminhamentos dados por eles mesmos.

O fato concreto é que as professoras ADIs exercem o mesmo trabalho de uma professora, com a diferença de que seus vencimentos é pouco mais de 800 reais, enquanto o salário do magistério está em torno de 2200 reais. Vale lembrar que não houve reajuste nos últimos anos. Assim como não houve para o restante do funcionalismo.

Mas os problemas enfrentados pelas professoras ADIs são maiores ainda com assédio moral promovido por livre-nomeados que ganham mais de 3 mil reais; salas superlotadas; grávidas que não têm seus atestados médicos aceitos pelas escolas; entre outros problemas apontados no manifesto que convoca a paralisação.

Se existe uma luta justa que todos devem apoiar é a luta das professoras ADIs! As creches, que mal atendem a demanda do município, estão superlotadas e cheias de problemas que inviabilizam o atendimento adequado às crianças.

ADIs com mais de 20 anos de serviços prestados às mães do município não são respeitadas por esse governo. Mas o desrespeito com as ADIs deve ser entendido como um desrespeito a todas as mães e pais, já que qualquer profissional com péssimo salário, com péssimas condições de trabalho, assediado moralmente pelos superiores, excluído de todos os projetos de formação, por mais esforço que façam não podem exercer o seu trabalho 100% do tempo animadas e com um sorriso no rosto.

Nos PACs (Programa de Atendimento à Criança), a situação é ainda pior. Os PACs, geralmente administrados pelas igrejas, contratam as ADIs em regime de contrato de 8 horas, no entanto, as mesmas são obrigadas a estabelecerem contrato de trabalho “voluntário”  em quermesses, restaurantes, lojas e em atividades da igreja as noites e finais de semana. Ou seja, o tempo em que poderiam estar se dedicando a sua família  e aos seus filhos, estão prestando trabalho “voluntário” obrigatório.

Mas não só as ADIs que tem motivos pra entrar em greve. O restante do funcionalismo municipal vem comendo o pão que o diabo amassou com o arrocho salarial promovido pelo prefeito Evilásio Farias. Funcionários da saúde, da cultura e da USINA, fizeram várias assembleias e idas a Câmara Municipal e nada de aumento.

A resposta dos vereadores foi aumentar seus próprios salários, mas também dos secretários municipais e do prefeito em mais de 60%. Fica claro aqui a mentalidade e os interesses dos vereadores e do prefeito de Taboão da Serra.

Enquanto isso, aqueles que deveriam estar organizando esta luta, como o Sindtaboão e o Simproem, estão de mãos dadas com o prefeito ou com o candidato tucano. Defender os interesses do funcionalismo que seria sua obrigação nada.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.