/

Kaká defende programa de Esportes para a juventude

Por Outro autor | 7/05/2012

Divulgação Como ações inovadoras para a área, Kaká defendeu a pronta entrega do Ginásio de Esportes no Pirajuçara 

O líder comunitário e presidente de honra da Organização Não Governamental (ONG) Viver Taboão, Kaká, aproveitou o feriado de 1° de maio para uma visita aos principais Centros Esportivos de Taboão da Serra, cujo objetivo é levantar, junto às equipes e à população, as principais demandas da área para elaboração de um projeto de expansão, visando à melhoria desses espaços até 2016, ano que o Brasil recebe as Olimpíadas. 

Acompanhado de esportistas e jovens atletas, Kaká reafirmou o seu compromisso com a melhoria na estrutura das praças de esportes e na elaboração de políticas públicas que atendam crianças, jovens e adultos dentro de um Programa de Esportes destinado aos moradores de baixa renda e que estejam matriculados na rede de ensino municipal. De acordo com Kaká, hoje Taboão da Serra “exporta muitos jovens para a criminalidade”, enquanto os governos planejam de forma desinteressada recursos para a prática esportiva nas comunidades.

Segundo Kaká, uma pesquisa realizada na cidade com mais de 200 jovens, entre janeiro e março deste ano, apontou que a “falta de oportunidade” é o principal chamariz para que crianças e jovens optem pelo caminho da ilegalidade ao invés da inclusão social. “Muitos deixam de frequentar a escola por falta de incentivo e, sem nenhuma atividade, como o esporte, por exemplo, que representa saúde, acabam migrando para o mundo do crime”, analisou Kaká.

Durante o encontro, Kaká também ressaltou algumas mudanças ocorridas na área do esporte nos últimos anos, como a ampliação dos Centros de Convivência, a iluminação dos campos de futebol e o programa Segundo Tempo (parceria do município com o governo federal que atende crianças de 7 a 17 anos em atividades de futebol, xadrez, vôlei, basquete, entre outros), porém acredita que a cidade precisa crescer mais. “Se existir uma lei aprovada, o município deverá investir parte do orçamento na iniciação esportiva e no atendimento a nossas crianças”, defendeu.

Como ações inovadoras para a área, Kaká defendeu a pronta entrega do Ginásio de Esportes no Pirajuçara (em fase final de construção), a instalação de grama sintética nos Centros de Convivência do Jardim Mituzi, Guaciara, Vila Iasi, Marabá 1, Marabá 2, além da ampliação de ciclovias e ciclofaixas nas ruas internas dos bairros. “Em 20 anos atuando no esporte, é a primeira vez que vejo uma pessoa preocupada em planejar o esporte como oportunidade para jovens e crianças. Sabemos que isso influencia diretamente na vida das pessoas por isso que apoiamos essa ideia”, comemorou o esportista Fininho.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.