/

Prefeitura promove formação continuada para educadores

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 25/04/2012

Ricardo VazFormação de Educadores em Taboão da Serra acontecerá durante todo o ano

Muitas pesquisas apontam a importância da formação continuada do educador para desenvolver um ensino de qualidade. Comprometida com esses valores, a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria Municipal de Educação, promove uma série de palestras, oficinas e cursos inovadores e de qualidade, voltados para a formação desses profissionais.

Em abril, estão sendo disponibilizadas, gratuitamente, mais de duas mil vagas em cursos, palestras e oficinas. A aula inaugural ocorrerá dia 26 de abril, no Cemur, às 19h15 , com a presença de todos os educadores dos diferentes cursos. A ideia é que a formação aconteça durante todo o ano.

“A temática desse ano é FIOS e DESAFIOS, tecendo perspectivas para a Educação Básica, e tem como meta proporcionar reflexões a cerca da prática desenvolvida, valorizando os saberes dos educadores numa perspectiva colaborativa”, explica o secretário de Educação José Marcos.

Os cursos terão a carga horária mínima de 40 horas e abordarão diferentes áreas do conhecimento. Entre os temas desenvolvidos estão: Educação Inclusiva: Práticas e Vivências,Tecnologia na educação: quebrando paradigmas, Intervenções Conscientes no Ensino da Leitura e da Escrita, Reflexões e Práticas do Ensino de Língua Estrangeira, As Artes, Educação Infantil além das atividades, Escola Digital, Mídias Sociais, A Inclusão da Criança com Deficiência Visual, Pilares da Educação Digital – Microsoft, Educação Inclusiva – Libras, Qualificação de Gestores da Educação, A Matemática na vivência da sala de aula.

Os cursos poderão ser utilizados para Evolução Funcional do educador.A Secretaria de Educação também oferecerá palestras e oficinas ao longo do ano, com carga horária menor.

De acordo com a disponibilidade de vagas, os educadores poderão participar de mais de uma oficina ou palestra, acumulando pontos e ganhando um certificado final, que poderá ser utilizado para avaliação de desempenho.

Outro diferencial apresentado nos últimos anos, é que os educadores mais experientes da rede podem realizar palestras e oficinas para seus pares. Basta enviar um projeto que seja aprovado pela Secretaria de Educação.

“As mudanças na educação são constantes, os cursos oferecidos pela Prefeitura são fundamentais para o aprimoramento dos educadores. Parafraseando Paulo Freire, o ser humano é um ser inacabado e precisa aprender sempre”, ponderou a coordenadora pedagógica da EMEF Asas Brancas, Cristiane Rodrigues Tavares.

As inscrições deverão ser feitas pelo site www.educataboao.com.br  . É imprescindível que no ato da inscrição o candidato confira o número do CPF e os dados cadastrais para efeito de certificação. Tanto os cursos como as oficinas deverão ser realizadas fora do horário de trabalho.

Marcelo Valladão

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.