/

Prefeito de Embu das Artes recebe Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 2/04/2012

DivulgaçãoPrêmio foi recebido pelo prefeito pela segunda vez

Pela segunda vez consecutiva, o prefeito de Embu das Artes recebe o Selo Prefeito Empreendedor 2011/2012, etapa paulista, promovido pelo Sebrae São Paulo. A cerimônia de entrega ocorreu na noite de quinta-feira, 29/3, no Transamérica Expo Center, e foi marcada pela animação das caravanas que acompanharam os 91 prefeitos do estado de São Paulo que foram premiados, inclusive a de Embu das Artes.

Dos 645 municípios que compõe o estado de São Paulo, apenas 199 prefeitos concorreram ao prêmio, ou 30,8% do total. Desses, 91, receberam o selo Prefeito Empreendedor, inclusive Embu das Artes. Segundo o Sebrae São Paulo, a quantidade de inscritos para a edição 2011/2012 aumentou 53% em relação a edição anterior, 2009/2010. “Essa é uma festa que consagra o empreendedorismo como uma das principais bandeiras desse país”, destacou o vice-governador Guilherme Afif Domingos.

Segundo o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto, cerca de 70% das empresas, no Brasil, são classificadas como micro e pequena. Elas são responsáveis por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Ele ressaltou ainda que com o Prêmio Prefeito Empreendedor, 2,2 milhões de empresários entraram para a formalidade nos últimos dois anos.

Barreto afirmou ainda que o prêmio busca estreitar a relação entre as pequenas empresas, os empreendedores e as prefeituras. “Temos que aproximar a agenda de empreendedorismo da agenda municipal”, disse, e falou aos prefeitos que têm “uma imensa responsabilidade em dar um tratamento diferenciado ao micro e pequeno empresário”.

Projetos empreendedores

Dentre as iniciativas empreendedoras, realizadas pelo governo municipal, está a oficialização do nome Embu das Artes que buscou atrair mais visitantes e movimentar o comércio local, tendo em vista a vocação turística da cidade. Também ganhou destaque o desenvolvimento de mecanismos para incentivar a abertura de micro e pequenas empresas, como o programa Micro Empreendedor Individual (MEI).

“Continuo a estimular o desenvolvimento da cidade, trabalhando de forma a atrair novas empresas para o município e desenvolver programas de apoio à geração de micro e pequenas empresas, com menor burocracia, para ajudar as pessoas a montar seu próprio negócio. Nossa estratégia parte do convencimento da população, de que a legalidade é o melhor caminho”, destacou o prefeito.

A implantação da Nota Fiscal Eletrônica e a aprovação de leis que regulamentam o tratamento diferenciado às microempresas fizeram com que a receita, proveniente da arrecadação de ICMS e ISS, dobrasse. Além de tirar mais de mil microempreendedores da informalidade.

A criação da Praça de Alimentação foi outra iniciativa a fim de estimular o comércio gastronômico e de artesanato, instalado em uma área de 12,6 mil m².Um complexo turístico e gastronômico que conta com toda a infraestrutura tanto para o turista quanto para os comerciantes, que estão instalados nos 24 quiosques disponíveis.

Outra iniciativa é a Incubadora de Cooperativas, criada para estimular o associativismo para a formação de novos empreendedores. De 2002 a 2011 o número de cooperados saltou de 150 para 508. A partir desse crescimento, o governo municipal passou a dar prioridade a pequenas e médias empresas para realizar as compras públicas. Um exemplo é a Cooperativa de Transporte Escolar, que após vender a licitação, passou a transportar cerca de 2.500 estudantes da rede municipal.

Júlio Marcondes

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.