/

Embu está na disputa para sediar Universidade Federal na região

Por Sandra Pereira | 22/02/2010

Proposta prevê construção da Universidade na área do Parque da Cidade

Os ministros da Educação, Fernando Haddad, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha e Turismo, Luiz Barretto,  vários deputados da bancada paulista, prefeitos e vereadores da região  já confirmaram presença no encontro que será realizado no próximo dia 26, no Hotel Rancho Silvestre, em Embu das Artes, para discutir a implantação de uma Universidade Federal na região.

  A cidade saiu na frente na disputa para sediar a Universidade Federal, já apresentou projeto ao governo, garantiu o apoio dos municípios vizinhos e de deputados federais e estaduais. Até mesmo o ministro Fernando Haddad já se mostrou simpático à ideia de implantar a Universidade Federal em Embu das Artes.

Por essa razão a  expectativa é de que no encontro os ministros, deputados, prefeitos, vereadores e  as lideranças municipais presentes formem um bloco em prol da instalação da Universidade Federal em Embu. A previsão é de que 700 pessoas participem da reunião.


 “A importância da vinda da Universidade é fundamental para a nossa região. No caso de Embu  a área já é de propriedade da prefeitura. Estamos com a escritura do terreno nas mãos e uma emenda parlamentar de R$ 30 milhões para a construção do parque”, analisa o prefeito Chico Brito.

Segundo ele a instalação da Universidade Federal em Embu contemplará as cidades da região sudoeste da Grande São Paulo, parte da zona sul da capital paulista, além dos 43 municípios que compõem o Vale do Ribeira.

O prefeito de Taboão da Serra Evilásio Farias é um dos apoiadores da iniciativa. Evilásio espalhou vários outdoors pela cidade com mensagem de incentivo à vinda da Universidade Federal. O prefeito Jorge Costa já declarou publicamente que também apoia a construção da universidade em Embu das Artes.

A proposta é que a Universidade seja erguida dentro do Parque da Cidade, uma área de 1,6 milhões de m², próximo ao cruzamento do Rodoanel com a rodovia Régis Bittencourt, localizada na parte central da região Sudoeste, facilmente acessada pela população do Vale do Ribeira.


 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.