/

1º Consocial fortalece a participação popular na gestão pública municipal

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 16/02/2012

O Governo da Cidade de Embu das Artes organizou a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial). O objetivo do evento foi de promover o debate e abrir um espaço para a população propor ações e ampliar a participação no acompanhamento da gestão pública.

“É fundamental que haja a Consocial para fortalecer o controle social que é indispensável no processo democrático. Não dá para pensar um país organizado sem controle social”, enfatizou Norberto Pereira Platero, representante da Controladoria Geral da União (CGU), durante a cerimônia de abertura.

Para o controlador Geral do Município, Marcos Rosatti, Embu das Artes não poderia ficar de fora da Consocial, pois a cidade, desde 2001, vem ampliando a participação popular nas decisões dos gastos públicos. “Com toda a experiência que tivemos em todos esses anos, dos debates realizados, acredito que podemos dar nossa contribuição.”

“Estamos fazendo história mais uma vez na cidade e na região, pois, dos 29 municípios da Região Sudoeste da Grande São Paulo, apenas Embu das Artes e Cotia realizaram a etapa municipal”, destacou o secretário de Participação Cidadã, Edson Bezerra.

Durante a cerimônia, o prefeito Chico Brito destacou a importância do controle social para o processo democrático. Falou também sobre os mecanismos de participação popular instituídos pela Constituição Federal de 1988, como a criação dos conselhos gestores, presentes no município em diversas áreas como saúde e educação. “Todos os mecanismos são para ir além de controlar o que foi feito e propor o que será feito”, enfatizou.

Edson Bezerra, lembrou que o acesso a informação em Embu das Artes é garantido por meio de mecanismos como realização de conferências municipais em diversas áreas, realização de audiências públicas onde são abordados temas relevantes para a população, como a revisão do Plano Diretor, conselhos, Orçamento Participativo, Controladoria, Ouvidoria, Portal da Transparência, dentre outros.

“Informação é poder e quando o governo disponibiliza a informação, está dando poder para a população”, enfatizou o deputado estadual, Geraldo Cruz. “No município, estamos mostrando que é possível conciliar desenvolvimento econômico, justiça social e preservação ambiental”, finalizou Chico Brito.

Também estiveram presentes ao evento o presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, Silvino Bomfim, o secretário de Governo, Paulo Gianinni, e a secretária de Comunicação, Cristina Santos.

Palestra

Na sequência, o representante da CGU, Norberto Platero, fez uma palestra com o tema “Controle e transparência no setor público”. Ele explicou sobre a organização do Estado e dos direitos sociais como ponto de partida para falar sobre participação popular e formas de controle social, bem como os mecanismos de transparência utilizados pelas esferas de poder.

Platero explicou que a 1ª Consocial é “um grande fórum de diálogo entre o Estado e a sociedade para parametrizar como os governos deverão agir para proporcionar e fomentar o controle social e a transparência”.

A proposta de realizar a Conferência Nacional de Controle Social sobre Controle Social surge em 2009 quando a CGU realiza o 1º Seminário Nacional de Controle Social. Segundo Platero, o evento contou com a participação de mais de 500 pessoas por dia e com diversas apresentações sobre experiências de sucesso na área. Por fim, os participantes fizeram um abaixo assinado e entregaram ao ministro chefe do CGU solicitando que fosse convocada uma Conferência Nacional de Transparência e Controle Social.

Eixos temáticos

Após a palestra, os mais de 150 participantes foram divididos em quatro grupos, um para cada eixo temático sendo eles: Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Cada grupo debateu os temas e elencaram as demandas onde teriam que ser votadas as 20 mais importantes, sendo cinco de cada tema (confira as demandas votadas abaixo). Elas serão encaminhadas para a conferência estadual.

Também foram eleitos cinco delegados, sendo três representantes da sociedade civil, dois de conselhos e entidades e um do governo municipal. Eles defenderão na etapa estadual as propostas eleitas na Conferência Municipal.

Demandas propostas e os respectivos votos

EIXO 1 - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos

1ª Audiência pública semestral na Câmara Municipal com a presença dos vereadores para discutir melhor orçamento a cada semestre – 16 votos.

2ª Constar na grade de formação sobre transparência e controle social - 15 votos

3ª Aumentar a eficácia dos portais de transparência através do aumento de terminais de internet gratuita - 6 votos

4ª Fórum permanente on-line e presencial - 4 votos

5ª Detalhar melhor as informações nos portais com uma linguagem menos técnica - 4 votos

6ª Criação de conselho municipal de transparência - 3 votos

7ª Divulgação ilustrativa, com gráficos e onde acessar a informação, em cartazes, em ônibus, associações e órgãos púbicos - 0 voto

8ª Ações articuladas entre os entes federativos, ministérios e secretarias - 0 voto

EIXO 2 - Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública

1ª Promover ações que incentivem e capacitem a população, sobretudo os jovens a participar e fiscalizar as ações do governo - 16 votos

2ª Promover maior acesso às informações por meio de veículos como Circulando, painéis em espaços públicos, no carnê de IPTU, durante entrega dos materiais dos alunos - 6 votos

3ª Não haver mais informações sigilosas nas contas públicas - 3 votos

4ª Realizar grandes e pequenas reuniões espalhadas pela cidade, que incentivem a participação - 3 votos

5ª Divulgação maior da origem dos recursos contendo valor e como está sendo utilizado - 2 votos

6ª Proporcionar ações e cursos que possibilitem a capacitação da população e de suas lideranças - 1 voto

7ª Formar comissões compostas por lideranças para que estes possam levar as informações até a população - 0 voto

EIXO 3 - A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle

1ª Controle Social sobre qualquer atividade de responsabilidade social - 13 votos

2ª Implantação do Orçamento Participativo em nível Nacional - 12 votos

3ª Capacitação orçamentária e do papel de cada conselheiro de sua área, estendidas às entidades - 10 votos

4ª Relatório final das Conferências Municipais para que sejam implantadas nas respectivas Secretarias - 7 votos

5ª Encaminhar proposta das Leis Municipal, Estadual e Federal para a garantia de abono de um dia de trabalho ao conselheiro vinculado à empresa privada na sua participação nas reuniões dos conselhos municipais - 7 votos

6ª Maior divulgação nas informações das audiências Publicas - 2 votos

EIXO 4 - Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção

1ª Continuidade do fortalecimento dos conselheiros escolares - 22 votos

2ª Financiamento público de campanha – 19 votos

3ª Financiamento privado com limitação de recursos -13 votos

4ª Criação de uma comissão de ética para assumir responsabilidade na questão de combate às drogas - 8 votos

5ª Criação de lei que legalize o conselheiro da sociedade civil - 8 votos

6ª Criação de entidade financiadora para pagamento de ajuda de custo - 6 votos

7ª Formar e capacitar os conselheiros politicamente. Formação continuada dos conselheiros - 6 votos

8ª Resoluções das conferências. Site de encaminhamentos - 2 votos

9ª Concursos públicos com acompanhamento do Ministério Público e conselhos - 2 votos

10ª Inclusão no currículo escolar de Formação para a cidadania/ formação política - 1 voto

11ª Fortalecer a transparência da prestação de contas governamentais - 1 voto

12ª Educação como conhecimento: reeducação para agentes públicos e privados - 0 voto

13ª Criação de Conselhos em todas as áreas - 0 voto

14ª Divulgação em documentos a função do conselheiro - 0 voto

Veja os eleitos:

Sociedade Civil

Ana Rita da Encarnação
Josildo Ferreira Barreto
João Batista Santana

Conselhos

Maria do Socorro Araújo

Governo

Julio Marcondes

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.