/

Vereadores de Taboão votam nova Lei do IPTU; Mudanças não atendem aos moradores

Por Sandra Pereira | 5/02/2010

Vereador Macário tenta se explicar aos moradores

Ao som de gritos e vaias dos moradores revoltados com o aumento do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) os vereadores de Taboão da Serra entraram no plenário da Câmara Municipal da cidade na manhã desta sexta-feira, 5, durante a sessão extraordinária na qual foi votada a Lei que tenta amenizar o impacto do aumento no bolso dos contribuintes.

A reação dos moradores primeiro deveu-se ao aumento do imposto. Mas ficou ainda mais acirrada depois que os vereadores atrasaram em mais de uma hora o início da sessão que estava agendada para as 10 horas da manhã.

Enquanto o vereador Walter Paulo lia solenemente o texto da Lei que altera a cobrança do Imposto os moradores interrompiam a toda hora demonstrando a insatisfação com o texto. Apesar da Lei ser apontada como uma alternativa imediata para reduzir o valor do imposto cobrado em 50% os moradores não se mostraram satisfeitos com ela.

 O clima ficou tenso. Os vereadores tentavam justificar. Alguns diziam não saber que a Lei aprovada por eles em dezembro ia acabar aumentando o valor do IPTU cobrado.

Mas, nada, nada mesmo conseguia acalmar os ânimos da população. Os gritos pedindo a revogação da Lei que aumentou o IPTU eram constantes. Assim como os gritos de justiça e cidadania. Em dado momento os moradores começaram a cantar o Hino Nacional.

Os moradores estavam tão exaltados que não conseguiam conter os gritos e até xingamentos. 

Mesmo ao som insistente dos protestos dos moradores a Lei reduzindo o imposto em 50% e ampliando o prazo de pagamento foi aprovada por unanimidade, assim como as emendas determinando a revisão da Planta Genérica de Valores e a avaliação do valor venal dos imóveis.

Os moradores insatisfeitos com o aumento do IPTU prometem realizar no próximo dia 12 uma manifestação na Praça Luiz Gonzaga.

Cam.jpg

Cama.jpg

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.