/

Moradores protestam contra aumento do IPTU em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 3/02/2010

Moradores pediam revogação da Lei que aumentou imposto

Revolta, indignação e até desespero. Foi assim o clima na primeira sessão do ano da Câmara Municipal de Taboão da Serra. Dezenas de moradores lotaram a Câmara nesta terça-feira, 2, para protestar contra o aumento do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) na cidade e pedir a revogação da Lei que permitiu o aumento da cobrança do imposto.

Os moradores exibiam os carnês do imposto que em vários casos subiu até 1.000% provocando a revolta da população. Os vereadores ficaram literalmente acuados e a todo custo tentavam justificar aos presentes o aumento da cobrança.

Na expressão de cada um deles era possível constatar a tensão que paiorou durante a sessão. Muitos parlamentares tentaram se justificar para os moradores e acabaram se contradizendo uns aos outros.

Parte dos vereadores declarou não saber que a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV) ia incidir no aumento do IPTU. Outra parte declarou ter conhecimento de que o imposto seria reajustado e tentou explicar que as ações da administração municipal acontecem em toda a cidade e justificam a necessidade de aumento do IPTU.

Mas, nenhuma das linhas de discurso ajudou a acalmar os moradores insatisfeitos.

A taboanense Mara Germano, moradora do Condomínio Serra Verde era uma das mais insatisfeitas com o aumento. Ela disse que mora num apartamento de 45 metros quadrados e terá que pagar quase R$ 900 de IPTU. “Meu apartamento não tem nem mesmo a metragem mínima para que seja feita a cobrança. Essa Lei tem que ser revogada”, exigia.

Outra moradora exibia revoltada o carnê do imposto que teve reajuste de R$ 700,00 para 3.788,61.  “Isso é um abuso. Nem acreditei quando vi”, dizia indignada.

Os manifestantes seguravam nas mãos o carnê do IPTU enquanto gritavam pedindo a revogação da Lei. Os ânimos ficaram ainda mais exaltados quando o vereador Paulo Félix declarou que os técnicos da prefeitura haviam garantido que só haveria aumento da cobrança do IPTU para o Shopping Taboão, o  hipermercado Extra e os terrenos baldios.

O vereador foi vaiado pelos moradores e quase não pode ser ouvido devido aos gritos da plateia. Exaltado, o vereador vociferou.

“Não somos debeis mentais para votar sem saber o que estamos fazendo”, disparou. “Vocês podem ter certeza que a Câmara não vai revogar a Lei”,  garantiu Paulo Félix.

Enquanto o vereador falava os moradores repetiam sem parar a frase: o povo unido não será vencido.

Na próxima quinta-feira os vereadores vão se reunir com o prefeito Evilásio Farias para tratar do assunto.

Veja mais fotos da sessão:

IPTU1.jpg

 

Moradora inconformada com aumento

IPTU.jpg

 

População reclama do aumento do imposto

iptu3.jpg

 

Moradores mostram carnê do IPTU

 

IPT2.jpg


 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.