/

Câmara atende GCM, aprova Orçamento e recusa fundo para instalação de Bombeiros

Por Sandra Pereira | 14/12/2011

Sandra PereiraCâmara ficou lotada de ADIs e GCMs as primeiras esperam ser atendidas em suas reivindicações

Numa sessão predominantemente política com discursos de elogio por todos os lados vereadores de Taboão da Serra aprovaram o projeto que reduz de 192 para 160 horas a carga de trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM). O problema nasceu com a aprovação do Estatuto da GCM, quando os vereadores sem perceber, ampliaram o horário de trabalho da guarda. Deu trabalho, mas a categoria se mobilizou e conseguiu reverter o problema.

Mas ainda resta corrigir outras distorções criadas pelo Estatuto como o pagamento da sexta parte e gratificação de nível superior. Todas essas conquistas foram retiradas pelo Estatuto criado pelo governo municipal e aprovado pela Câmara.

Os GCMs conseguiram derrubar a determinação após muita conversa com os vereadores e a prefeitura. A negociação em torno dos demais itens da pauta de reivindicação da categoria deve ser retomada no começo do ano legislativo.
Antes de conseguir reduzir a carga de trabalho os GCMs chegaram a ameaçar cruzar os braços. Eles também sofreram tentativa de retaliação por parte do Comando da GCM.


O movimento da categoria começou pequeno, sofreu retaliação  e cresceu a cada sessão. Depois da aprovação todos os vereadores da Casa fizeram o que mais sabem: política. Foram à tribuna elogiar a Guarda e declarar que os GCMs são patrimônio da cidade.

Orçamento


De tanto fazer política em torno da reducação da carga horária da GCM os vereadores só começaram a deliberar sobre o Orçamento da cidade para 2012 ás 22h14. Trataram do assunto pouco mais de 20 minutos e aprovaram o texto final da Lei que vai reger a administração dos recursos da cidade com várias emendas dos vereadores. O orçamento previsto para a cidade em 2012 é supera R$ 700 milhões.

Corpo de Bombeiros

Como já havia adiantado a reportagem do Jornal na Net, se depender da determinação dos vereadores de Taboão da Serra a cidade não terá uma unidade do Corpo de Bombeiros. Os vereadores não deliberaram sobre a criação do Fundo para a manutenção da corporação na cidade e declararam que a Câmara fez a sua parte aprovando a lei que doa o terreno para a construção da área.

ADIs

Depois da GCM agora são as ADIs que cobram da prefeitura de Taboão da Serra o reenquadramento da categoria. Elas alegam que trabalham como professoras, mas não são reconhecidas como tal. Elas receberam apoio da maioria dos vereadores da cidade.



 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.