/

Taboão da Serra terá filmes clássicos no mês da Consciência Negra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 4/11/2011

DivulgaçãoEurídice (Marpessa Dawn) e Orfeu (Breno Mello), personagens de Orfeu do Carnaval

A Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial, exibirá os filmes “Sarafina – O som da liberdade” e “Orfeu no carnaval”, na quarta (9) e na quinta (10), respectivamente. A exibição dos filmes faz parte das atividades do mês da “Consciência Negra”, que promove a igualdade racial. Os filmes serão exibidos às 20h, a entrada é franca e as sessões estarão abertas para todo o público. As escolas que desejarem levar seus alunos deverão se inscrever antecipadamente.

Sarafina - O Som da Liberdade
Dia 9 de novembro, às 20h
Direção: Darrell Roodt
Roteiro: Mbongeni Ngema
Elenco: Whoopi Goldberg, Leleti Khumalo, Miriam Makeba
Gênero: Musical
Duração: 120 minutos
Ano: 1992
Censura: Aconselhável para maiores de 12 anos

Sinopse:
O filme retrata a realidade cultural e escolar de alunos que vivem marginalizados e seus familiares são explorados pelo regime do Apartheid, na África do Sul. Uma professora conscientiza seus alunos que é possível haver mudanças através da luta, pois sem uma tomada de consciência do povo e de seus dirigentes a realidade não poderia mudar. Uma das alunas, Sarafina e outros jovens assumem a luta pelo fim do apartheid, uma luta contra a opressão e descriminação racial, para assim conseguir a igualdade de direitos e conquistar a liberdade do povo sul africano.

Orfeu do Carnaval (1959)
Dia 10 de novembro, às 20h
Direção: Marcel Camus
Elenco: Breno Mello, Marpessa Dawn, Lourdes de Oliveira, Léa Garcia.
Gênero: Drama
Duração: 103 min
Ano: 1959
Censura: Aconselhável para maiores de 12 anos

Sinopse:

O condutor de bonde e sambista Orfeu, se apaixona pela jovem Eurídice, no Carnaval. Ela nasceu no interior e veio pra o Rio de Janeiro. Orfeu mora no morro. Apesar de todo o clima de carnaval e folia, o romance entre Orfeu e Eurídice leva o espectador há uma viagem que mexe com os sentimentos mais profundos. A plasticidade das belas paisagens cariocas, da década de 1950, são retratadas com maestria neste filme em meio a ocupação dos morros cariocas e afirmação da cultura negra, que se proliferava com muita resistência.

Serviço:
Serafina – O som da liberdade
Local: Cemur – Praça Nicola Vivilechio, s/n - Jardim Bontempo
Data: 9 de novembro, às 20h
Entrada franca!
Orfeu do carnaval
Local: Cemur
Data: 10 de novembro, às 20h
Entrada franca!

Informações e agendamentos de escolas: 4137-1780 / 4787-1377

Vera Sampaio

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.