/

Congresso técnico de Xadrez em Taboão define II Campeonato Escolar

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 6/10/2011

Renata GomesRepresentantes das escolas municipais, estaduais e particulares participaram do Congresso técnico para o II Campeonato Escolar de Xadrez

A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Taboão da Serra promove no próximo dia 18 de outubro, o II Campeonato Escolar de Xadrez e o I Campeonato de Professores, no Ginásio de Esportes, a partir das 8h. As inscrições serão encerradas na quarta-feira, 5 de outubro, através do email: xadrez@ig.com.br

Durante congresso técnico realizado no dia 12 de setembro, diversos representantes das escolas participantes definiram os detalhes da competição. A arbitragem será de responsabilidade do árbitro internacional Estevão Tavares Neto. “Esperamos uma participação maior das escolas e de alunos neste ano por ser a segunda edição e também pela novidade do I campeonato de Professores que será realizado juntamente com o campeonato dos alunos”, informa o professor Nello Aguiar da Secretaria de Esportes.

De acordo com o secretário de esportes Luiz Lune o xadrez está virando uma referência na região. “Visando incentivar a prática do xadrez nas escolas e a integração entre os alunos e professores simpatizantes do xadrez resolvemos instituir o II Campeonato Escolar e o I Campeonato de Professores”, declarou.

A competição será disputadas em 13 categorias, sendo 12 entre alunos e uma entre professores. O regulamento define que só poderão participar do Campeonato de Xadrez os alunos regularmente matriculados nas escolas estaduais, municipais e particulares do município de Taboão da Serra e escolas convidadas e professores das respectivas escolas participantes. As condições míninas para participar do campeonato são ter conhecimentos razoáveis quanto ao objetivo do jogo; definição de lance: Movimento de peças, roque, captura “em passant”, promoção de peão, peça tocada, jogadas ilegais, noções de empate, xeque e xeque-mate e uso do relógio de xadrez.

Premiação

Os primeiros colocados de cada categoria receberão medalhas de ouro e prata e bronze do quarto ao décimo lugar. O campeão de cada categoria receberá também um troféu. O campeonato de professores terá a mesma premiação dos alunos. As escolas classificadas do 1º ai 3º lugar receberão troféus.

Renata Gomes

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.