/

Vereadores de Taboão aprovam contas de Evilásio

Por Sandra Pereira | 16/09/2011

Sandra PereiraCalhamaço de documentos do Tribunal de Contas concluiu pela rejeição de contas do prefeito Evilásio Farias

Com dois votos contrários, dos vereadores Cido e Paulo Félix, a Câmara de Taboão da Serra acabaram de aprovar com 10 votos favoráveis as contas do prefeito Evilásio Farias referente ao exercício de 2008. A sessão começou as 10 horas da manhã e foi encerrada após às 19 horas. A sessão foi uma das mais longas, tumultuada confusa e cheia de ataques da história da Casa. Até o vereador Olívio Nóbrega que tentou barrar a votação a todo instante votou favorável à aprovação das contas do prefeito Evilásio Farias.

 Pela primeira vez o presidente da Câmara usou a prerrogativa de chamar, encerrar e remarcar a sessão sem a autorização do plenário. Não adiantou o esforço dos vereadores Paulo Félix Félix e Cido de tentar convencer os demais a rejeitar as contas.

As contas do prefeito do ano de 2008 foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O ex-líder do governo, vereador Paulo Félix, deu parecer pela rejeiçã das contas no dia 25 de agosto, mas o plenário desconsiderou o parecer.

“O parecer da Comissão de Justiça e Orçamento é inepto é nulo porque a Comissão perdeu o prazo. Tivemos reunião dia 9 de agosto. O projeto foi recebido em  24 de agosto e o decreto legislativo foi expedido dia 12 de setembro.Entretanto, o regimento estabelece prazo de 12 dias para essa tramitação. Quero constar em ata que não há decreto legislativo em razão da falta de prazo”, justificou o vereador  Paulo Félix na tribuna.

“Entendemos que houve um erro contábil apontado pelo TCE, o que não justifica a  rejeição das contas", sentenciou Ronaldo Onishi. 

O argumento da perda do prazo regimental rendeu uma acalorada discussão no plenário. O vereador dr. Ronaldo Onishi precisou entrar em campo para reverter a questão. Ele negou a perda do prazo regimental e sustentou que seguiu o rito determinado pela Casa. 

Foram horas reunião, discussão, bate-boca, debates e até ameaças. Sobrou até  para a procuradoria da Câmara. Paulo Félix e Olívio  chegaram a  insinuar que poderiam tirar Macário da presidência da Casa, por força Judicial.


Depois de todo o embate peculiar, quase sem a presença de público, os vereadores decidiram por 10 votos aprovar as contas de 2008 do prefeito Evilásio. 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.