/

Dia Mundial de conscientização do Autismo e sua origem

Por Michelle Werneck - Advogada | 2/04/2024

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril. Essa data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007 e tem como objetivo lembrar a população da existência, incidência, precariedade de diagnóstico, carência na legislação, falta de inclusão e a necessidade de avanços nas pesquisas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Todo o mês de abril é mundialmente marcado pelas ações visando a conscientização do autismo e a necessidade constante de estudos sobre o tema.

Felizmente no Brasil dispomos de leis que garantem desde a identificação do autista até a garantia a saúde, educação e lazer, a data também é marcada por uma diversidade de ações que buscam acabar com o preconceito e proporcionar inclusão à pessoa com autismo.

A cor azul foi escolhida para o mês de abril pois acreditava-se que a proporção dos indivíduos com TEA era de 4 meninos para cada 1 menina com espectro. Entretanto essa tese foi invalidada, principalmente porque a dificuldade de diagnóstico em pessoas do sexo feminino está atribuída a socialização imposta desde cedo, o que as levaria a “camuflar” os sintomas de dificuldade de interação social.

O termo Autismo foi usado pela primeira vez em 1908 pelo psiquiatra suiço Eugene Bleuler, segundo ele a palavra autismo foi usada na intenção de definir os indivíduos com introspecção e retraimento social severos, já que a palavra “autós” significa “eu”.

Apenas no ano de 1943 o autismo começou a ser tratado como uma síndrome comportamental, após a publicação do livro “Distúrbios Autísticos do Contato Afetivo”, do psiquiatra Leo Kanner.

O 1º caso de autismo diagnosticado no mundo foi o americano Donald Gray Triplett (1933-2023), ele foi diagnosticado pelo psiquiatra Leo Kanner e descrito em sua obra como caso número 1 de autismo, Donald era conhecido pela sua habilidade em identificar notas musicais no piano e realizar rápidos cálculos mentais, destacando a multiplicação, o seu diagnóstico fora baseado no relato de sua família que o definiu como uma criança que não respondia a estímulos externos e segundo eles, parecia ter um mundo particular.

Por fim, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é importante para dar visibilidade e ratificar a importância do diagnóstico precoce a fim de que os indivíduos tenham acesso a terapias adequadas, as quais serão decisivas para o seu desenvolvimento.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.