Por Outro autor | 26/01/2024
O consumo nos lares brasileiros encerrou o ano passado com uma alta de 3,09% em relação a 2022. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 24, pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Em dezembro de 2023, o indicador teve um avanço de 18%, o maior crescimento mensal desde dezembro de 2021.
A pesquisa da Abras engloba atacarejos, supermercados convencionais, lojas de vizinhança, hipermercados, minimercados e e-commerce.
Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o levantamento, o valor da Cesta Abrasmercado, que conta com 35 produtos de largo consumo (alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza), teve uma queda de 4,22% em 2023, na comparação com o ano anterior.
Trata-se da maior deflação registrada, no acumulado do ano, desde 2017.
Em dezembro, o preço médio da cesta subiu de R$ 712,94 para R$ 722,57, alta de 1,35%.
*Com informações do site Metrópoles
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