/

O que falta para a Linha 4-Amarela chegar a Taboão da Serra?

Por Outro autor | 23/10/2023

.Divulgação - O que falta para a Linha 4-Amarela chegar a Taboão da Serra?

A tão aguardada extensão da Linha 4-Amarela até o município de Taboão da Serra deve ter as obras iniciadas em 2024, garantiu o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A afirmação foi feita na semana passada em vídeo publicado pelo deputado estadual Eduardo Nóbrega. Na fala, Tarcísio revela que o projeto executivo já está sendo preparado e que as obras começarão já no ano que vem.

A expansão da Linha 4 compreende mais duas estações, Guilherme Dumont Villares e Taboão da Serra, com cerca de 3,3 km de extensão.

A construção do novo trecho deverá ser realizada pela concessionária ViaQuatro, que opera o ramal. Para isso será preciso assinar um aditivo contratual para que o investimento necessário para a extensão, de quase R$ 3 bilhões, seja ressarcido à concessionária.

Os caminhos para isso seriam um repasse financeiro direto, um aumento na tarifa de remuneração, a extensão do prazo de concessão ou algum tipo de combinação desses fatores.

A ViaQuatro já teria concluído o projeto básico após a autorização da gestão anterior.

Quatro anos de obras?

Com as informações levantadas, a concessionária deverá apresentar o projeto do governo e então negociar valores e formas de ressarcimento. Apenas com o aditivo assinado seria possível dar início às obras da expansão.

É justamente esse ponto que cria expectativa a respeito do prazo já que até o momento não houve qualquer divulgação sobre custo e o teor do aditivo.

A mobilização para uma obra complexa como essa também joga dúvida se seria possível de fato iniciar os trabalhos já em 2024, além do fato que não há definição sobre os terrenos a serem usados para estações e poços de ventilação e emergência.

Em ocasiões anteriores, o governo citou um praz de quatro anos para execução da obra, ou seja, por volta de 2028 se realmente a previsão do governador for confirmada.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.