/

Advogado diz que nova lei permitiu HC aos presos

Por Sandra Pereira | 28/07/2011

Arquivo do Jornal na NetPoliciais da Seccional de Taboão prenderam mais de 20 acusados de participação na fraude

Foi com base na Lei nº 12.403, de 4 de maio de 2011, que estabelece novas regras para prisão, medidas cautelares e liberdade provisória que  o advogado taboanense José Vanderlei dos Santos, conseguiu o Habeas Corpus (HC) no Tribunal de Justiça de São Paulo em benefício dos 24 presos na Operação Cleptocracia, incluindo quatro vereadores, três secretários municipais e vários ex-funcionários públicos. Eles são acusados pela polícia de participar de um esquema que fraudou a arrecadação de tributos do município em mais de R$ 10 milhões.

A 15ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo julgou o mérito do pedido de HC que já tinha sido negado anteriormente, em forma de liminar. A sentença estabelece que os presos serão liberados após o pagamento da fiança arbitrada em 50 (cinquenta) salários mínimos, cumulada com a proibição de se ausentar da Comarca, recolhimento domiciliar no período noturno e a suspensão do exercício de sua função pública. 

“Eles supostamente praticaram uma infração, mas não foram condenados e  têm direito ao benefício que o estado brasileiro optou por conceder”, argumentou o advogado. O caso foi o de maior comoção e dificuldade já ocorrido na cidade. Advogados famosos entraram no caso, mas, não conseguiram obter o HC, o que aumentou a sensação de vitória do advogado  taboanense José Vanderlei Santos.

“O advogado tem sempre a esperança de alcançar o benefício para os clientes. Desenvolvemos um trabalho sério e ficamos com a expectativa da soltura. Acredito que para os profissionais de direito de Taboão da Serra é um reconhecimento importante. A advocacia é bela em qualquer lugar do mundo, mas quando acontece na nossa casa é especial. Acredito que essa conquista inicia uma nova etapa da advocacia taboanense”, avalia.

José Vanderlei disse que é precipitado afirmar que os quatro vereadores serão afastados do cargo até o final do processo. Ele disse que a função deles é eletiva o que a torna diferente dos demais. “É uma situação à parte que precisará ser analisada em separado”, antecipa.

O advogado explica que a regra do processo penal estabelece que o benefício alcançado por um dos réus é extensivo a todos os demais. O inciso 6º do artigo 319 da nova lei estabelece que a prisão preventiva será determinada quando não for cabível a sua substituição por outra medida cautelar.

Já o artigo 283 diz que ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado ou, no curso da investigação ou do processo, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva. 


 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.