/

31ª BusBrasil Tour – Pirajuçara e os Novos Euro 6

Por Outro autor | 22/09/2023

.Divulgação - 31ª BusBrasil Tour – Pirajuçara e os Novos Euro 6

Como todos sabem, o Portal do Ônibus é o responsável pela realização da BusBrasil Fest (BBF – exposição de ônibus antigos e novos, considerada a maior da América Latina e atualmente um dos eventos mais aguardados do país). Mas, além desta exposição aberta ao público em geral, o Portal realiza também a BusBrasil Tour (BBT), um evento restrito a um certo número de pessoas e que têm acesso a uma determinada garagem para visitação.

No último sábado (16), aconteceu a 31ª edição deste encontro, na cidade de Embu das Artes, na garagem da Viação Pirajuçara. O evento começou pouco antes das 10h da manhã no interior da garagem. Lá, os visitantes foram recepcionados com um coffee break oferecido pela empresa e após uma breve apresentação, depois das orientações e recomendações dadas pelos representantes (Jackson, Maurício e Aldo) os participantes tiveram acesso ao pátio

O Coordenador de Planejamento da Viação Pirajuçara, Jackson Lucas, destacou a importância do evento realizado em parceria com o Portal do Ônibus na garagem da empresa, dizendo que ele é fundamental para divulgar os esforços e investimentos realizados pela empresa, que busca oferecer a excelência na prestação de serviço aos usuários. Além disso, ele ressaltou que muitas vezes os passageiros não têm conhecimento do empenho e recursos dedicados para garantir seu conforto e segurança. Até o momento, já foram renovados 52 ônibus neste ano. Agora, na segunda edição, o evento teve como objetivo apresentar os últimos investimentos da empresa, incluindo a exibição de 30 ônibus zero quilômetro equipados com a tecnologia Euro 6.

Os participantes presentes ficaram impressionados com a nova frota da Viação Pirajuçara. Os veículos, do modelo Apache Vip V, foram fabricados pela prestigiada encarroçadora CAIO Induscar e contam com uma série de comodidades para os passageiros desfrutarem. Além disso, possuem um chassi de alta qualidade fornecido pela renomada montadora Mercedes-Benz, mais especificamente o modelo OF-1726 L BlueTec 6, que apresenta a tecnologia Euro 6. O posicionamento estratégico dos ônibus no pátio, em ordem numérica que varia entre os prefixos 11.502 e 11.531, proporcionou um visual impactante quanto uma organização exemplar para todos os espectadores presentes no evento.

Ainda durante o evento, o Gerente de Operações, Maurício Dovalibe, apresentou e mostrou aos visitantes as rotinas e atividades que acontecem nos bastidores de uma garagem de ônibus, ressaltando a sua importância. Apesar do usuário muitas vezes enxergar apenas o motorista como representante da empresa, Maurício enfatizou a existência de um universo de profissionais que trabalham incansavelmente para garantir a operação dos veículos em perfeitas condições. Além das equipes de limpeza, funilaria, mecânica, borracheiro e eletricista, responsáveis pela manutenção dos veículos, há também setores como planejamento, operação, recursos humanos, administrativo, centro de controle e diretoria, todos prontos para auxiliar operadores e clientes.

Outro aspecto de destaque foi apresentado pelo coordenador operacional, Aldo Cunha. Ele salientou a importância de demonstrar a integração entre os setores da empresa, especialmente a manutenção, planejamento e operação. Ele ressaltou que, para o sucesso das operações, é essencial que todos estejam alinhados e prontos para oferecer um serviço de excelência aos clientes. Além dos investimentos em veículos novos, Aldo enfatizou a necessidade de investir nos profissionais e fornecer todo o suporte necessário, pois são eles que estão na linha de frente atendendo os clientes.

 

Após estas apresentações e destaques, os participantes tiveram a oportunidade de fotografar vários modelos de ônibus com variadas carrocerias e chassis do serviço municipal da Pirajuçara e também da Fervima, outra empresa do grupo.

 

Mas não foram somente modelos da empresa que compuseram a realização do evento. Evidente que o foco era a apresentação dos carros novos, mas o gerente resolveu fazer uma surpresa para os participantes (aliás surpresa é um dos quesitos de todas as BBTs, pois os participantes só sabem qual empresa será visitada no momento em que o ônibus chega ao local de embarque – Terminal Rodoviário Tietê).

Na garagem da Pirajuçara está guardado um Mafersa que pertence ao Juverci de Melo – principal responsável pelo Portal. O veículo foi trazido para o pátio principal e colocado em frente ao refeitório. Em seguida, o gerente Jackson anunciou que estava autorizado um passeio no local com o veículo sob o comando do dono. A reação do Juverci ao ouvir a fala, não escondia o espanto e a surpresa com as quais recebeu a notícia. Aliás, todos ficaram surpresos pois os veteranos relembrariam o que foi andar neste ônibus nos anos 80 e a juventude teria a oportunidade de sentir e comparar com a tecnologia da modernidade.

 

O encerramento do evento ocorreu por volta das 15h. O Portal do Ônibus agradece imensamente à Pirajuçara (diretoria, gerência, colaboradores em geral), sentindo-se lisonjeado pela oportunidade exclusiva na apresentação da nova aquisição e agradece também a todos os visitantes que compareceram ao evento e dedicaram parte do seu tempo para ajudar a registrar este momento importante na história do ônibus.

 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.