/

Estudantes de Taboão já podem solicitar passe livre escolar e meia tarifa da EMTU

Por Da Redação do Jornal na Net | 12/07/2023

.Divulgação - Estudantes de Taboão já podem solicitar passe livre escolar e meia tarifa da EMTU

O período letivo no segundo semestre de 2023 marca o início de diversos cursos, e os alunos e professores Taboão da Serra que ainda não requisitaram o Passe Livre Escolar ou o Meia Tarifa do transporte metropolitano no início deste ano, podem preencher os formulários de solicitação no site da EMTU. As vendas dos créditos eletrônicos da cota Meia Tarifa e da utilização da cota do Passe Livre Escolar será iniciada assim que a solicitação for aprovada pelo site.

No primeiro semestre de 2023, foram emitidos pela EMTU 72.082 passes escolares nas cinco regiões metropolitanas do Estado.

Novidades no processo de solicitação em 2023

– Estudantes/professores que tiverem a documentação reprovada no processo de solicitação terão cinco tentativas de regularizar a documentação, portanto é imprescindível que efetuem corretamente o envio das comprovações.

– Para simplificar as comprovações de renda e agilizar a liberação do passe livre aos estudantes, serão aceitos comprovantes de recebimento de programas sociais do próprio solicitante ou dos integrantes da grade familiar de benefícios tais como Auxílio-Brasil, Bolsa-família ou Auxílio-gás: captura de tela do extrato ou comprovante do último pagamento com os dados do beneficiário e respectivo valor.

– Tarifa social: conta de água ou de luz/energia elétrica com a subclasse ou tipo de fornecimento “social” ou “baixa renda”. A conta deve estar em nome do estudante ou outro titular que conste na grade familiar.

– Benefício Prestação Continuada (BPC): comprovante ou extrato do benefício pela LOAS. Acessar aqui. Deve estar em nome do estudante ou outro titular que conste na grade familiar.

– Identidade Jovem (ID Jovem): comprovante do benefício

Quem tem direito – O Passe Livre Escolar isenta alunos do ensino regular de escolas públicas, técnico ou superior do pagamento da tarifa para o deslocamento intermunicipal entre a residência e a escola. Conforme prevê a legislação em vigor, o solicitante deve ter renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo nacional (R? 1.980,00), ou integrante de bolsas como FIES, PROUNI, cotas sociais. O estudante que não tiver direito à gratuidade total pode solicitar a Meia Tarifa, que concede desconto de 50% no pagamento da passagem. Já o professor pode requisitar a Meia Tarifa se residir em um município e lecionar em outro na região metropolitana.

Como solicitar – O primeiro passo é a instituição de ensino registrada junto à EMTU fazer o cadastramento do aluno ou professor no Portal Parceiros-Instituição de Ensino-EMTU/SP, de acesso exclusivo da escola. Depois desse registro, o interessado deverá acessar o site da EMTU  na opção Passe Escolar para preenchimento do formulário, envio de documentos digitalizados previamente, impressão e pagamento da taxa do boleto no valor correspondente a R? 23,45. A liberação do benefício dependerá da análise e aprovação da documentação e do trajeto realizado.

Mais informações podem ser obtidas no site da EMTU.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.