/

Alimentação escolar: experiência de Embu das Artes é apresentada em Fórum Internacional

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 2/07/2011

As boas práticas em gestão da alimentação escolar, de Embu das Artes, foi um dos casos apresentados no Fórum Internacional de Alimentação 2011, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), ocorrido nos dias 20 e 21 de junho. O município compôs a mesa com outros dois: Mogi das Cruzes e São Paulo.

“Foi uma grande troca de experiências em gestão, de aprender com outros municípios e também de compartilhar as nossas experiências com eles também”, disse Rumi Hatano, nutricionista da merenda escolar de Embu das Artes.

Durante os dois dias, o Fórum reuniu os mais diversos profissionais na área de alimentação escolar como gestores, nutricionistas, médicos, dentre outros, que abordaram temas que envolveram desde a compra dos produtos e preparo do alimento até as conseqüências de uma má alimentação.

A Secretaria de Educação, por meio do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE), atende 105 unidades, entre escolas municipais e estaduais, além do Centro de Referência da Criança e do Adolescente, o que abrange mais de 60 mil estudantes. Ele também é responsável pela elaboração de cardápios especiais voltados para estudantes que possuem restrições alimentares. Os nutricionistas, a partir do laudo médico, orientam as merendeiras e diretores da unidade escolar para atenderem a essa demanda específica.

O cardápio geral é elaborado e planejado de acordo com a faixa etária, adequando a quantidade e tipo de alimentos para cada grupo sempre com a preocupação de utilizar produtos naturais para proporcionar uma alimentação mais saudável e balanceada. Também buscar suprir as necessidades nutricionais das crianças com o objetivo de aproximar o hábito alimentar da população regional. Alguns desses produtos utilizados nas refeições são provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, produzidos pela agricultura familiar.

Júlio Marcondes

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.