/

Tapetes de Corpus Christi encantam público em Taboão

Por Sandra Pereira | 24/06/2011

Sandra PereiraTapetes já são uma tradição em Taboão da Serra

Os tradicionais tapetes de Corpus Christi desenhados nas ruas centrais de Taboão da Serra atraíram nesta  quinta-feira (23) centenas de visitantes. Os tapetes remetem à uma das mais antigas tradições da igreja católica. Com muitas cores, desenhos e formas eles lembram temas religiosos, e traduzem o sentimento de quem os idealiza. O público que visitou os tapetes aprovou a criatividade e o bom dos gosto de quem desenhou os mesmos.
“Eu adorei. Estão mais bonitos a cada ano”, resumiu dona Simone Soares, 50 anos, moradora do centro de Taboão.

Os tapetes coloridos fazem parte da cultura. A organização do evento acredita que mais de cinco mil pessoas visitaram os tapetes ao longo do dia e acompanharam a procissão que já se realiza na cidade há 13 anos.

A tradição dos tapetes de Corpus Christi une criatividade, fé e sensibilidade artística. Os desenhos dos tapetes são confeccionados com materiais simples como serragem colorida, areia, pedrinhas, açúcar e materiais  reciclados  como borra de café, tampinha s e  pets que são recolhidas nas igrejas pelos fieis durante todo o ano. 
O trabalho de confecção dos tapetes envolve mais de 1200 pessoas  e reúne famílias. Há  treze anos, a diretora de escola Célia Camilo Pascoal (74 anos) e  o marido Reinaldo  (64 anos) participam da tradição. Os grupos são organizados e começam o trabalho ainda durante a noite. Enquanto alguns separam os materiais, outros cuidam dos desenhos e há ainda os que cuidam da alimentação.

A já tradicional procissão de Corpus Christi em Taboão da Serra acompanha  950 metros de tapetes montados em um trecho da BR 116 e segue em direção as ruas do Tesouro, Ernesto Capelari, Senador Felinto Muler, rua do Carmo, Tereza Maria Luizetto e Avenida Armando Andrade. Ao todo são confeccionados 120 tapetes.   

Assista aqui vídeo sobre os tapetes no centro de Taboão.


 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.