/

Live sobre Orgulho Autista fez sucesso em Taboão da Serra

Por Da Redação do Jornal na Net | 8/07/2022

Divulgação Live deu voz a autistas e mostrou dramas e desafios do cotidiano deles

O vereador Dr. Ronaldo Onishi foi um dos convidados da OAB de Taboão da Serra e da Amarts na live sobre o Orgulho Autista. Transmitida em sua página no Facebook e no Instagram, assim como nas redes sociais da Amarts, a live contou com a presença do presidente da OAB de Taboão, o Dr. Moacir Tertulino, da presidente da Amarts, Andressa Luchiari, Guto Maia, professor e pesquisador em educação adaptada, a ouvidora de Taboão, Maria Amélia e trio de autistas, Ísis, Israel e Pedro. Os três literalmente arrebataram o público com seus relatos sobre os dramas e desafios cotidianos dos autistas.

Dr. Moacir Tertulino alertou sobre a necessidade da inclusão, e discursou a respeito da necessidade de entender o autista e a causa, respeitar os limites e a importância de sempre auxiliar um portador do espectro autista.

O vereador Dr. Onishi explicou como suas ações dentro do legislativo têm ajudado a causa autista na cidade afirmando que “as políticas públicas nascem a partir da compreensão, ajuda os anseios da população e que através das leis, dá voz a quem precisa de ajuda”. O parlamentar parabenizou a organização e salientou o respeito que tem pelos autistas e pela causa.

“Vocês são luzes que iluminam nossas vidas”, declarou Onishi.

A Pedagoga e autista Ísis Nascimento, contou sobre a descoberta tardia do espectro e de como foi um choque no início. Procurou um diagnóstico profissional e suas experiências pessoais do dia a dia. Também contou sua experiência e desafios como mãe de autistas.

“No começo foi bem difícil, eu assistia vídeos e conversava com algumas pessoas sobre situações que eu passava no dia a dia, mas hoje eu tenho orgulho de ser quem sou e tenho orgulho do que tenho”, declarou a pedagoga.

O estudante autista Israel Mamede simplesmente arrebatou o coração de todos os participantes relatando o sonho de ser psicólogo e sua vontade de ajudar os portadores do espectro que não sabem o que fazer.

“Quero ajudar mais pessoas a se entenderem, assim como um dia eu precisei de ajuda para ser entendido”, declarou Israel, depois de relatar um episódio marcante na escola onde estudava, quando foi exposto pelo professor diante de toda a classe.

Quem também surpreendeu foi o autista palestrante e ator Pedro Rosengarden, que também abordou a rotina escolar e falou sobre o sonho de visitar e trabalhar na África.

O professor, pesquisador e pai do Pedro, Guto Maia, salientou a importância da aceitação familiar com o autismo, o respeito, suporte e o cuidado necessário. Além de salientar a importância de extinguir a visão preconceituosa sobre a causa.

“O autismo não é uma doença”, frisou Guto.

Na reta final da live o Dr. Ronaldo Onishi comentou sobre o início da sua luta pela criação de um laboratório para diagnosticar pessoas portadoras do espectro autista, além do Centro de Referência para o autista na cidade de Taboão da Serra.

A advogada e integrante da diretoria da OAB, Dra. Andressa Luchiari homenageou Patrícia Alves, mãe de autista e uma grande lutadora da causa, que faleceu recentemente, vítima de câncer.

“Fez e sempre fará parte da causa autista”, declarou a Dra. Luchiari.

A advogada e ouvidora da prefeitura de Taboão da Serra, Dra Maria Amélia participou da live e fez importantes contribuições para a causa.

 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.