/

Embu das Artes abre III Semana de Cultura Japonesa

Por Sandra Pereira | 10/06/2011

Sandra PereiraPrefeito Chico Brito destaca importância da Cultura Japonesa

A abertura da 3ª Semana de Cultura Japonesa de Embu das Artes e da exposição Nikkei  Arte e Craft aconteceu em grande estilo nesta sexta-feira (10) no Centro Cultural Mestre Assis de Embu na presença de vários descentes e integrantes da colônia japonesa da cidade. Embu é um dos municípios da região com maior representação e influência da cultura japonesa, uma vez que vários bairros do município foram fundados por japoneses.

A abertura contou com uma empolgante apresentação de um grupo de Taiko(grande tambor" em Japonês). Eles apresentaram ao público presente um misto de sincronia, som de tambor e ritmo surpreendentes, que aguçou os sentidos. No final receberam uma calorosa salva de palmas.   

O deputado estadual Geraldo Cruz, Sadao Nagata, Iassu Iamada vice-presidente das Associações das Províncias Japonesas no Brasil e o prefeito Chico estiveram presentes na abertura.

O secretário de cultura de Embu, Paulo Oliveira, observou que a atividade é rica e  já faz parte do calendário cultural de Embu das Artes. “Nosso calendário cultural é rico em diversidade abrange desde festa junina, até carnaval, passando pela consciência negra e a cultura japonesa. O ano passado recebemos caravanas de várias regiões do estado e até de universidades a fim de observar a interligação cultural existente na cidade”, contou o secretário.

Ele citou formas de expressão como o Mangá e o Taiko e o legado dos imigrantes que vieram no primeiro navio japonês e fundaram a primeira cooperativa agrícola de Cotia, de onde se espalharam pela região. Segundo o secretário, depois do salão de artes a exposição da semana de Cultura Japonesa é a mais importante do ano.

 Sadao Nagata lembrou que dia 18 de junho é o Dia da Imigração Japonesa, que marca a chegada do primeiro navio japonês no Brasil. Ele pediu um minuto de silencio em favor dos antepassados que construíram a cultura e as vítimas do terremoto seguido de tsuname que atingiu o País.

O deputado estadual Geraldo Cruz parabenizou Sadao Nagata pelas constantes contribuições culturais na cidade. Ele elogiou a qualidade da exposição e disse que ela certamente vai agradar ao público.

Geraldo destacou o seu empenho e o da bancada do PT para apoiar o Embu das Artes. Ele falou sobre a exposição nissei que está sendo organizada na Assembleia Legislativa.
O prefeito Chico Brito lembrou que quando era secretário no primeiro governo de Geraldo Cruz na prefeitura de em 2001 começou um trabalho intenso para o resgate do festival de flores e as demais atividades relacionadas com a cultura japonesa. Ele destacou que a exposição de crafit e as fotos retratam a beleza e a diversidade da cultura japonesa.

Chico Brito disse que desde o Mimás ao Santa Tereza tinha propriedades rurais ligadas aos japoneses. Segundo o prefeito, eles precisavam escoar a produção, então pode-se dizer que as estradas de Embu foram abertas graças as comunidades japonesas.

“Ninguém é dono da história da cidade. Se não fossem povo, os artistas, os índios, os jesuítas o que seria da nossa cidade. O Embu é um pedaço dessa cultura brasileira fruto da mistura de raças, costumes e religiões”, disse ele.

Chico Brito anunciou uma série de inaugurações de equipamentos públicos e serviços na cidade. Ele também falou sobre a dificuldade de atender ao mesmo tempo todas as demandas da cidade, mas reafirmou o empenho de trabalhar para garantir o melhor ao povo de Embu das Artes.

Confira a programação:


12/6, 10h
Culto ecumênico em homenagem aos antepassados
A cerimônia será realizada pela 53ª vez, no memorial junto do Jazigo Funerário
Local: Cemitério do Rosário - Avenida Elias Yazbek, 1713 - Centro

15/6, 20h
Sessão solene
Local: Câmara Municipal de Embu das Artes (Rua Marcelino Pinto
Teixeira, 50)

18/6, 13h
Culto "Wakaba Matsuri", de celebração ao nascimento de Buda.
Local: Templo Dion-In, na Rua Professor Mário Osassa, 1149 (fim da rua), Jardim Magali

18 e 19/6
10 às 23h - Exposição de Orquídeas e Bromélias
                 Animaembu Nippon Mitsuri
Local: Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320)

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.