/

Funcionário da Conam fraudou folha de pagamento em Taboão

Por Sandra Pereira | 10/06/2011

Sandra PereiraRinaldo Abreu revelou outro tipo de fraude no sistema da Conam

O sistema da Conam permitiu mais uma fraude nos cofres públicos municipais de Taboão da Serra. Um ex-funcionário da prefeitura contratado pela empresa teria utilizado o sistema para fraudar a folha de pagamento em R$ 100 mil. O funcionário identificado como Willian teria sido demitido da empresa na ocasião. O fato foi registrado num Boletim de Ocorrencia e veio à tona durante o depoimento do funcionário Rinaldo de Abreu aos vereadores da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura desvios na dívida ativa da prefeitura de Taboão.

“Pegamos problemas na dívida ativa e na folha de pagamento. Isso quer dizer que nenhum setor da prefeitura está seguro. No meu relatório preliminar pretendo apontar essas questões e utilizar todos os instrumentos possíveis para preservar as finanças da cidade”, garantiu Paulo Félix.

O depoimento de Rinaldo à comissão demonstrou a fragilidade e a falta de segurança do sistema da Conam. Inicialmente ele negou que os funcionários da empresa teriam acesso ao sistema, posteriormente declarou que o acesso poderia ocorrer e relatou o caso que resultou na demissão de Willian.

O relator da CEI, vereador Paulo, se mostrou indignado com a falta de segurança do sistema. Ele disse que está estudando o contrato da Conam com a prefeitura a fim de identificar o que poderá ser feito para que a empresa responda pelos erros no sistema. Paulo Félix não descartou a possibilidade de pedir que a empresa restitua aos cofres municipais  o montante desviado pelos fraudadores de dentro da empresa.

Rinaldo revelou que  cinco ex-funcionários da prefeitura trabalham na Conam. Ele disse que a contratação deles aconteceu em razão de terem se destacado na administração, o que facilitaria o treinamento para ingressar na empresa. De acordo com Rinaldo a empresa orienta que os  funcionários não mantenham relação com as prefeituras das cidades onde trabalharam. Ele contou que essa é a principal medida para impedir que eles entrem e fraudem o sistema.

“Agora a Conam não vai mais contratar funcionários que já trabalharam nas prefeituras”, afirmou.

Mais apreensão de documentos na prefeitura


No final da tarde desta sexta-feira (10) durante as oitivas da CEI a polícia civil esteve na prefeitura de Taboão da Serra onde apreendeu documentos do setor de contabilidade.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.