/

Ônibus de Taboão da Serra até o metrô Vila Sônia estão rodando em testes

Por Outro autor | 2/05/2022

DivulgaçãoDivulgação/Cada veículo tem capacidade para cerca de 200 passageiros. O modelo é o “superarticulado”

Os ônibus que vão fazer o transporte de Taboão da Serra até a linha 4-Amarela, do Metrô, na Vila Sônia, já estão em fase final de preparação. Os coletivos estão passando por testes de trajeto, para treinamento de motoristas e adequação de frota, uma vez que são ônibus bem grandes, de 23 metros de comprimento.

Cada veículo tem capacidade para cerca de 200 passageiros. O modelo é o “superarticulado” Mercedes-Benz O5000 UDA (de piso baixo e acessibilidade por rampas para pessoas com mobilidade reduzida) e carroceria Caio Millennium BRT.
Não haverá cobrança de passagens nos ônibus para os passageiros da linha 4, que terão de pagar a tarifa no Metrô. A data exata de início das operações ainda vai ser definida.

Os veículos estão recebendo a padronização e alguns usados em testes ainda não estão com o layout final. Mas é certo que a lataria terá os logos do Governo do Estado de São Paulo e da concessionária da linha 4 do Metrô, ViaQuatro, com tonalidades amarelas.

A operação foi contratada pela ViaQuatro, concessionária da linha de metrô, e será realizada pelo Grupo Belarmino, que possui empresas como LiraBus e VB, no interior paulista, e a Sambaíba, na capital. A empresa responsável é a LiraBus.

A fase dois da construção da Linha 4-Amarela, desde a sua concepção, previa a chegada de metrô no município de Taboão da Serra, fazendo até então que fosse a primeira cidade da Grande São Paulo, à exceção da capital paulista, a contar com o sistema metroviário.

No entanto, com os atrasos na construção por vários anos e a chegada à Vila Sônia apenas em 2021 de fato, a expansão até Taboão da Serra ficou para um segundo plano, mesmo com as promessas do Governo do Estado de continuar essa obra, porém sem um prazo definido, mas o metrô na cidade não foi descartado.

*Adamo Bazani e Willian Moreira, jornalistas especializados em transportes

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.