/

Itapecerica faz campanha de sensibilização para diminuir o absenteísmo em consultas e exames agendados

Por Prefeitura de Itapecerica da Serra | 11/04/2022

.Divulgação - Itapecerica faz campanha de sensibilização para diminuir o absenteísmo em consultas e exames agendados

A Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra está conscientizando a população sobre o alto índice de absenteísmo das consultas agendadas nos serviços de saúde da cidade. Cerca de 20% das pessoas que agendam consultas nos postos de saúde não comparecem no dia do atendimento; nas especialidades esse número é ainda maior, chegando a ser superior a 50%.

O absenteísmo ambulatorial é um grande problema, enfrentado pelo sistema de saúde público, quando o paciente não comparece na consulta previamente agendada, gerando desperdício de recursos públicos, acarretando em atraso no diagnóstico e dificultando o tratamento adequado em tempo oportuno; além de aumentar o tempo de espera na fila.

Na última semana os números foram alarmantes. Dos 40 pacientes agendados para realizarem exame de ultrassonografia (existe centenas de pessoas aguardando por esse exame), apenas 7 pacientes compareceram. O mesmo acontece com outras outras especialidades, dos 21 pacientes estavam agendados em dermatologia, apenas 5 pacientes compareceram na consulta.

“Isso prejudica os demais, todo o sistema de saúde, pois aguardam na fila quando já poderiam ter sido atendidos, sendo que com a falta, o paciente volta para o fim da fila, aumentando o tempo de espera”, informa a Autarquia.

A Autarquia de Saúde salienta ainda que caso seja necessário fazer o cancelamento é importante que seja feito o contato com o serviço em tempo hábil, “sugerimos no mínimo seis dias, possibilitando assim incluir outro paciente na vaga”.

O cancelamento das consultas com especialistas no CEM podem ser feitos através do telefone (11) 4667-7965 ou ainda pelo Whatsapp (11)9.7206-5974, as consultas agendadas nos postos de saúde podem ser canceladas pessoalmente na própria unidade de saúde.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.