/

Semana do Glaucoma em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 24/05/2011

DivulgaçãoTodas as UBS estão preparadas para orientar a população e encaminhar os casos para consulta com o especialista

O Glaucoma é uma doença dos olhos causada pelo aumento da pressão intra-ocular que provoca uma lesão do nervo ocular e pode levar a uma perda de visão e até mesmo cegueira. Entre os dias 23 e 30 de maio, o Governo da Cidade de Embu das Artes promove a Semana de Enfrentamento ao Glaucoma.

Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão preparadas para orientar a população e encaminhar os casos para consulta com o especialista. Ele fará medição da pressão dos olhos e dará o primeiro diagnóstico.

Há alguns tipos de Glaucoma sendo eles: crônico, agudo, de pressão normal, secundário e congênito. Os sintomas do agudo são: dor, olhos vermelhos, visão turva, baixa capacidade de visão. Já os do crônico são: ausência de sintomas no início e perda parcial de visão lateral e até perda total da visão.

O tratamento varia de acordo com o diagnóstico. Consiste em medicações como colírios e comprimidos disponíveis no Programa de Alto Custo, do Governo do Estado, utilização de laser e até cirurgia. Os grupos de risco são classificados com base em alguns fatores: hereditário, pessoas com mais de 40 anos, considerados da raça negra, míopes com elevado grau, diabéticos, pacientes que tiveram trauma nos olhos ou doenças intra-oculares.

As pessoas que se enquadrem em alguns desses fatores deverão realizar exames periódicos. Para isso, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima e fazer o teste para saber se tem risco, ou não de ter Glaucoma.

Júlio Marcondes

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.