/

Desvendando os 6 mitos sobre consórcio

Por Outro autor | 19/11/2021

.Divulgação - Sendo uma poupança compartilhada, a modalidade ainda gera muitas dúvidas. Chegou a hora de aprender

O consórcio é, sem dúvida, uma maneira segura e facilita bastante a compra de um bem de alto valor como um carro, uma casa, ou ainda, fazer uma viagem dos sonhos, um curso e até uma cirurgia plástica. Trata-se de uma modalidade, atualmente, muito popular de compra cofinanciada. Isso significa que um grupo de pessoas, com um desejo em comum, reúne-se e faz uma espécie de poupança conjunta para a compra de bens parecidos.

O sistema de consórcio existe há muitos anos, mesmo assim, existe uma série de mitos que podem confundir o consumidor. Neste artigo, você conhecerá a verdade sobre alguns deles e ter a certeza de que não passam de mitos.

Mito 1 – Tem juros embutidos

Esse é o mito campeão, mas a verdade é que, ao contrário do financiamento, as parcelas do consórcio não têm juros. Claro que isso não significa que você só irá pagar apenas o valor da carta de crédito. Na verdade, em cada parcela, existem taxas obrigatórias, como a de administração e a de reserva.

Lembrando que esses custos garantem a segurança do consórcio, no caso de algum imprevisto. As parcelas são reajustadas, anualmente, de acordo com o valor do bem. Esse reajuste vale também para a carta de crédito, afinal, é isso que garante o poder de compra do início até o fim do plano.

Mito 2 – Demora na entrega do bem

O consórcio é uma compra programada. E todo mês são entregues cartas de crédito por sorteio e lance. Isso significa que todos os participantes serão contemplados no prazo máximo do grupo. Para quem tem pressa, pode fazer uma oferta por lance para antecipar a contemplação. Funciona como um leilão: quem fizer a maior oferta, leva.

Mito 3 – Caso eu cancele meu consórcio, perco meu investimento

Se você cancelar seu consórcio, sua cota ainda continuará participando dos sorteios mensais e quando for sorteada, em vez de receber o bem contratado, você receberá o valor investido, com o desconto das taxas previstas em contrato.

Mito 4 – Para começar, preciso dar entrada

Sem dúvida, a maior vantagem do consórcio, em relação a outras formas de compra, é não ser preciso dar entrada nem parcelas intermediárias. E isso nem mesmo no consórcio de imóveis. O consorciado só precisa pagar, mensalmente e em dia, as parcelas para concorrer aos sorteios ou para dar lances.

Mito 5 – Para consórcio de imóveis, não pode usar FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) sempre ajuda quem está planejando a compra de uma casa e pode ser usado, sim, no consórcio de imóveis. Sem contar que o valor pode ser usado como lance, ou ainda, para quitar o saldo devedor da sua cota. Mas atenção: só o FGTS do próprio consorciado pode ser utilizado.

Mito 6 – Definitivamente, não é um negócio confiável

O consórcio de carro, por exemplo, é uma modalidade bastante procurada por quem tem perfil poupador, isso porque é uma compra programada segura e que já beneficiou mais de 7 milhões de brasileiros, segundo dados da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).

E agora é a hora de você realizar seu sonho com um consórcio. A Embracon é uma especialista em consórcio e atua há mais de 30 anos no mercado, sendo uma das maiores administradoras de consórcio do País, segundo ranking do Banco Central

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.