/

Outubro Rosa intensifica prevenção do 'câncer de mama e de colo do útero' com várias ações em Embu das Artes

Por Mariana Félix | 8/10/2021

.Divulgação - As ações acontecem nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.

O "Outubro Rosa" é uma campanha criada para promover a prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Com essa finalidade, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificará a conscientização, o diagnóstico precoce e a busca para a redução da mortalidade desses tipos de câncer em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município durante o mês de outubro, além de programar uma série de atividades.

Haverá um evento cultural no dia 15/10, a partir das 19h, com apresentações da Banda Municipal, de balé solo e do Grupo Serenata do Amor no Centro Cultural Mestre de Assis do Embu.
 
O "Dia D" das ações nas UBSs ocorrerá no dia 16/10, quando serão disponibilizadas às mulheres a coleta de colpocitologia oncótica, consultas multiprofissionais voltadas a saúde da mulher, rodas de conversa, atividades educativas, práticas integrativas e complementares, dia da beleza, entre outras ações. 

Para mobilizar a comunidade e conscientizar a população feminina, acontecerá no dia 23/10, às 8h30, uma caminhada que partirá do Centro Histórico da cidade, próximo ao coreto, e que terá como destino o Parque Francisco Rizzo, onde serão disponibilizados às mulheres os seguintes serviços: orientação nutricional, direito das mulheres (em parceria com a Secretaria da Mulher), saúde da mulher (com equipe multiprofissional), cuidados voltados à beleza e apresentação de dança.

Outra inciativa importante da Secretaria Municipal de Saúde é a arrecadação de "lenços para cabelo" e de "absorventes". Os lenços serão encaminhados a hospitais e oferecidos às mulheres atendidas que sofrem queda de cabelo por causa do tratamento quimioterápico contra o câncer. Já os absorventes deverão ser distribuídos à população feminina em situação de vulnerabilidade social. 

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Outubro Rosa - Campanha de preveção do câncer de mama e de colo do útero
Quando: Durante o mês de outubro
Onde: Nas UBSs
?Eventos:??- Cultural - 15/10, a partir das 19h: apresentações da Banda Municipal, balé solo e Grupo Serenata do Amor no Centro Cultural Mestre de Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro)??- Dia D - 16/10, das 8h às 17h: atividades nas UBSs como coleta de colpocitologia oncótica, consultas, rodas de conversa, atividades educativas, beleza etc. 

- Caminhada - 23/10, às 8h30: partindo do Centro Histórico (coreto do Largo 21 de Abril) até o Parque Francisco Rizzo
?- Atividades - 23/10, a partir das 10h30: orientação nutricional, direito, saúde, cuidados com a beleza e apresentação de dança no Parque Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 390)

Arrecadação de "lenços para cabelo" e de "absorventes" nos seguintes locais:
- Unidades Básicas de Saúde -

- Polos de vacinação: Drive-Thru do Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua rua Alberto Giosa, 390, Quinhaú); Estádio Hermínio Espósito (Alameda Fernando Batista Medina, 120 - Centro); UBS Independência (Estr. de Constantinopla, 1.200) e Ginásio Dom José (Rua Lorena, s/nº - Jd. Dom José). Dias e Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 18h30, inclusive feriados
- Sede da Prefeitura de Embu das Artes (Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114, Centro) das 8h30 às 16h

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.