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Inscreva-se para participar das oficinas gratuitas do Ponto MIS em Embu das Artes

Por Mariana Félix | 6/10/2021

.Divulgação - Inscreva-se para participar das oficinas gratuitas do Ponto MIS em Embu das Artes

Inscreva-se para as oficinas gratuitas do Programa Ponto MIS, uma extensão do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo estadual, que conta com a parceria da Secretaria de Cultura de Embu das Artes. 

Os encontros ocorrerão via plataforma Zoom e o link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, assim como o certificado.

Veja abaixo as descrições das três oficinas e INSCREVA-SE AQUI

PROJETO Oficina| O cinema brasileiro contemporâneo em 3 atos com Bruno Cucio  
AO VIVO: 11, 13 e 15 de outubro
Ingresso: 50 vagas por cidade
Duração: 3 encontros de 2h (6h total)
Classificação: 15 anos
Público-alvo: interessados no tema
Horário: Segunda - 19h às 21h
                Quarta  - 19h às 21h
                Sexta - 19h às 21h 

A oficina será realizada ao vivo na plataforma Zoom. As inscrições serão via Sympla. O link de acesso a aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.

Sobre a oficina

O curso visa promover a discussão sobre o cinema nacional estabelecendo um recorte temporal entre o período da Retomada nos anos 90 até os dias de hoje. Dividido em 3 partes, as aulas propõem um diálogo entre o contexto sócio político cultural e as transformações estéticas que os artistas buscaram como tentativa de representação no período e na atualidade. Assim, durante o curso passaremos pelo o fechamento da Embrafilme e do Ministério da Cultura em 1990, a criação da Ancine no início dos anos 2000, o forte ressurgimento do financiamento e editais públicos, a situação atual da produção audiovisual e diversas análises de filmes do período.

Objetivo
A oficina propõe-se a dar ao iniciante no assunto uma perspectiva do que foi construído ao longo desses anos para que ele seja capaz de entender as imagens do audiovisual nacional das salas de cinema de hoje. Dessa maneira, o curso pretende despertar no aluno um interesse sobre a atual cinematografia brasileira de forma que ele continue acompanhando esta produção fora das paredes da sala de aula.

Para que tal interesse aconteça é necessário que o aluno além de criar repertório através de aulas expositivas - passando pelas diversas propostas estéticas realizadas pelos diretores do cinema brasileiro do período abordado - tenha a possibilidade de debater as soluções que os artistas deste cinema brasileiro buscaram realizar em suas representações do mundo.

Sobre o professor

Bruno Cucio é graduado pela FAAP em Cinema, mestre pelo departamento de artes da UNESP e sócio da Travessia Filmes, desde 2009 atua em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público. Foi produtor executivo em Para'í (2018), longa-metragem dirigido por Vinicius Toro e produzido pela Travessia Filmes exibido nos principais festivais do país, como: 51° Festival de Brasília, 20ª Mostra do Rio, 22ª Mostra de Tiradentes e 17° FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil, além de importantes festivais no exterior, como: 34° Festival de Guadalajara, 59° Festival de Cartagena e 67° Festival de Mannhein-Heidelberg, entre outros. Dirigiu o curta- metragem Um Homem Satisfeito (2015), exibido no Festival Internacional de Cine de Punta del Este (2016), 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, entre outros; Até Onde (2013), exibido no canal CINEBRASILTV, ganhador de menção honrosa de melhor filme no 7º Festival Ojo del Sancocho (2014, Colômbia), selecionado para a 17ª Mostra de Tiradentes, entre outros; Será (?) (2012), realizado em parceria com o grupo de teatro Caixa de Imagens e exibido no Centro Cultural São Paulo e no Festival de Cinema de Paranapiacaba.

Coordenou o projeto socioeducacional Circuito Cultural, de 2010 até 2013, além de dar aulas de roteiro e direção em escolas e instituições de ensino, como: Pontos MIS, Instituto de Cinema, SESC, POIESIS, IED - Instituto Europeu de Design, Colégio Bandeirantes, Escola Oswald de Andrade e Escola Carandá Viva Vida.

Foi produtor e curador dos festivais de cinema XI Cinefest Gato Preto, contemplado pelo ProAC Ações de Fomento, em 2014; e Move Cine Arte, em 2012.

- PROJETO Oficina|  Reciclagem de Mídias - Video Avatar com KaKa
AO VIVO: 19, 21 e 22 de outubro
Ingresso: 50 vagas por cidade
Duração: 3 encontros de 2h (6h total)
Classificação: a partir de 16 anos
Público-alvo: educadores, professores da rede municipal e estadual de ensino e interessados em investigação com ferramentas artísticas - Horário:  Terça - 19h às 21h
                Quinta  - 19h às 21h
                Sexta -19h às 21h 
A oficina será realizada ao vivo na plataforma Zoom. As inscrições serão via Sympla. O link de acesso a aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.

Sobre a oficina
Um avatar pode ser uma representação pictórica de nós mesmos em um ambiente virtual, mas pode também ser o resultado de uma transformação, de uma metamorfose.

A oficina pretende refletir sobre a questão do mundo-mídia, da subjetividade e sua produção nesse contexto a partir de exercícios simples. O propósito é dar insumos para professores, educadores, mães, pais e responsáveis por jovens para a aproximação ao contexto midiático e memético próprio delxs.

Faremos isso num misto reflexão e criação de midias (colagens, gifs e videos) a partir da re- combinação, da mistura e do remix de materiais pré-existentes e disponíveis na internet e em fontes impressas (jornais, revistas, etc).

Assim, os pequenos trabalhos criados serão a fonte para pensarmos o mundo, nosso lugar nele (e o dxs jovens) e nas informações que consumimos diariamente.m

Objetivo
* Conhecer o repertório dos educadores/educandos, bem como descobrir as even-tuais afinidades entre os participantes.
* Refletir com a prática, sobre a capacidade dos meios de comunicação massivos e pós-massivos de sugerir/interferir nas nossas decisões intimas, nas construções subjetivas.
* Orientar um sentido possível para a descolonização da subijetividade e do reconhecimento da potência da singularidade no presente em crise.
* Discutir os tratamentos, arquitetura e acessos aos diferentes espaços da cidade a fim de pensar e a circulação de bens, serviços e pessoas nas diferentes partes das cidades.
* Pensar numa nova forma de habitar os ambientes em que os educandos vivem, mas também coloca-los em lugares dos quais apenas escutaram falar ou sonham em ir é um dos objetivos do exercício.

 

 

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