/

Música Agosto é atração confirmada no 2º Festival de Arte e Cultura do Shopping Taboão

Por Outro autor | 17/09/2021

.Divulgação - A banda coleciona marcas importantes, com gravação de videoclipes, apresentação no principal programa brasileiro de música Web, o Estúdio Showlivre, lançamento do EP “Coleta Seletiva de Ideias", participação em diversos eventos e projeto

Por Dereck Gomes

Entre os dias 16 a 25 de setembro acontece, no Shopping Taboão, a 2ª edição do Festival de Arte e Cultura. Dentre as atrações confirmadas para este ano, destacam-se as apresentações de dança e de teatro, passando por oficinas, uma noite de literatura com o poeta e agitador cultural Sérgio Vaz e, também, programações musicais, com destaque especial para a banda Música Agosto, que sobe ao palco no dia 25 de setembro, a partir das 19h. 

Formada em 2011, na periferia da zona sul de São Paulo, a Música Agosto - que “vai do ska ao rock, e do reggae ao hip-hop”, como os próprios integrantes costumam dizer - lançou o seu primeiro álbum oficial em 2012, de maneira independente, intitulado “Teoria da Conspiração Urbana”. Dele, a faixa “Colaborador Varonil” conquistou as principais rádios do país, dentre elas a Rádio Rock - 89 FM; outras músicas que ganharam destaque foram “Quem vai ficar pra ver”, “Essência”, “Castigo” e “O Corre”. 

Tal notoriedade fez com que, em 2015, a Música Agosto fosse escolhida para abrir o show de uma de suas maiores influências, a Sublime With Rome. Detalhe: os próprios integrantes da banda norte-americana escolheram a Música Agosto para abrir o show, em um concurso cultural realizado pela Rádio Rock - 89 FM. A apresentação ocorreu no Credicard Hall, em São Paulo, e contou com a presença de cerca de 4 mil pessoas. No mesmo ano, a Música Agosto lançou outro single de sucesso, “Arte de procrastinar”, que obteve até o momento mais de 27 mil plays no serviço de streaming de música Spotify. 

Desde então, a banda coleciona marcas importantes, com gravação de videoclipes, apresentação no principal programa brasileiro de música Web, o Estúdio Showlivre, lançamento do EP “Coleta Seletiva de Ideias", participação em diversos eventos e projetos. Tudo isso fez com a banda amadurecer e chegar aos 09 anos de formação com identidade, inovação e muito SKA, Funk/Soul e Rock n Roll.

Hoje, fazem parte da Música Agosto o vocalista Bruno Borges; o baixista, Leandro Correia; o guitarrista, Leonardo Borges; o trompetista, Chileno; Gueda, na bateria; Joab, no saxofone; e Caio, no trombone. 

 

O Jornal na Net conversou com o vocalista da banda, Bruno Borges. Confira:

Jornal na Net - Qual o significado do nome “Música Agosto”? Vocês transitam por diferentes gêneros e/ou estilos musicais? Se sim, consideram essa uma característica fundamental da banda? 

 

Bruno Borges - O nome Música Agosto foi quase acidental. Na verdade, no começo chamava-se "Agosto". Quando colocamos esse nome a ideia já era mostrar a nossa diversidade musical, pois apesar de sermos uma banda de rock já tínhamos muitas influências da música jamaicana, do ska, reggae, entre outros estilos. Então demos o nome de Agosto na intenção de traduzir essa versatilidade, dando a ideia de ser "a gosto" dos ouvintes, misturando rock, reggae, ska, soul, e o que mais der na telha.

Quando lançamos nosso primeiro disco nas plataformas digitais de streaming em 2013, descobrimos que já existia uma outra banda com o nome "Agosto", então decidimos acrescentar a palavra "Música" antes do Agosto, deixando mais claro o sentido do nome da banda, que é: Música ao seu gosto. Ou pelo menos a gosto de quem curte algum dos elementos do nosso caldeirão musical onde tem: rock, reggae, ska, hip-hop, soul e música brasileira. Assim, surgiu o nome Música Agosto. 

 

Jornal na Net - Nesses 09 anos de história, quais os maiores aprendizados para a Música Agosto? O que motiva vocês a seguirem em frente? Para completar: o que a Música Agosto de hoje amadureceu em relação à Música Agosto de ontem?

 

Bruno Borges - São muitos os aprendizados, tanto na parte profissional quanto pessoal, mas em resumo, aprendemos a ter paciência, em planejar, organizar, fazer com propósito e profissionalismo. O que nos motiva é a inspiração de continuar fazendo coisas cada vez melhores, o feedback dos fãs, poder passar adiante o que a gente acredita, procurar influenciar positivamente as pessoas, e ser um instrumento para levar alegria, entretenimento, um alento ou qualquer sentimento que possa melhorar o dia de uma pessoa. A arte salva e a música é a nossa missão.

 

Jornal na Net - Como a banda atravessou esse momento de pandemia, em que diversas manifestações artísticas e culturais se viram impedidas de acontecer?

 

Bruno Borges - Foi com certeza um dos momentos mais difíceis. Tivemos que nos reinventar, fizemos ao todo 4 lives shows, intensificamos a nossa presença nas redes e disponibilizamos conteúdos inéditos para os fãs. Tentamos nos manter conectados com o nosso público e também nos posicionamos contra o negacionismo em curso no país. Incentivamos as pessoas a usarem máscaras e a tomarem a vacina. Acreditamos que nosso papel como artistas é também o de informar e ajudar a sociedade a encontrar seu caminho, principalmente quando se tem um cenário caótico e de pós-verdade como o atual. 

 

Jornal na Net - Como vocês avaliam a importância de eventos, como o 2º Festival de Arte e Cultura, promovido pelo Shopping Taboão, para o cenário musical? Vocês acreditam que é uma forma de artistas independentes, por exemplo, serem prestigiados e reconhecidos nesse cenário?

 

Bruno Borges - Eventos como este são de extrema importância e que bom que ainda existem. A arte e a cultura são fundamentais para uma comunidade, elas despertam o senso crítico, a sensibilidade e tantas emoções e instintos que são necessários para construirmos relações saudáveis e uma sociedade mais capaz de resolver seus conflitos com respeito e pluralidade. Então, o que o Shopping Taboão faz é muito importante e nós ficamos lisonjeados por fazer parte dessa celebração novamente, além do prazer de tocar na nossa casa, que é o Taboão da Serra. 

 

Jornal na Net - Quais são os projetos futuros da banda? Será que vocês poderiam adiantar algo com exclusividade para o Jornal na Net? 

 

Bruno Borges - Temos muitos planos para o futuro. Posso adiantar que provavelmente em outubro a gente grave o nosso próximo videoclipe, da música "A bomba". A gente já queria ter feito isso antes, mas veio a pandemia e não foi possível. Agora com o avanço da vacinação, já começamos a planejar a produção dessa gravação, então acho que dá pra dizer que ainda em 2021 a gente lança o videoclipe da Bomba.

Fora isso, esse período de quarentena foi bem produtivo do ponto de vista de composições, praticamente já temos músicas suficientes para gravar um novo disco. Então estamos nos preparando para que em 2022 a gente volte ao estúdio e grave essas músicas novas, e aí não sabemos se iremos lançá-las como "singles" ou um disco cheio, vamos definir isso ainda, mas vai ter música nova! 

 

Jornal na Net - O que o público pode esperar na apresentação que vocês irão fazer no Shopping Taboão? Repertório apenas com músicas autorais ou, também, clássicos da música brasileira?

 

Bruno Borges - A gente tá preparando um show bem especial com músicas de todas as fases da banda, das mais antigas até as mais novas. Também vai rolar versões de grandes clássicos da música brasileira no estilo Música Agosto, então pra dar um spoiler, posso te dizer que vai ter músicas de Jorge Ben, Tim Maia, Criolo, Chico Science e mais um monte de coisa legal. E a cereja do bolo será a participação especial da nossa queridíssima parceira e amiga, a cantora Sistah Chilli, que vai cantar 4 sons com a gente, entre elas algumas da Amy Winehouse que vai ser pedrada! 

 

Jornal na Net - Microfone aberto, Bruno. Algum recado, informação, recomendação, manifestação etc.?  Pode soltar a voz. 

 

Bruno Borges - Bom, então eu quero agradecer ao Jornal na Net pela oportunidade, a você Dereck pelo excelente trabalho. E quero aproveitar para convidar todos os leitores a comparecerem ao Shopping Taboão no dia 25 de setembro a partir das 19h para acompanhar na íntegra o show do Música Agosto. Lembrando que serão tomadas todas as medidas de segurança para a prevenção da Covid-19, então, obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento, uso de álcool em gel e demais medidas para garantir que vocês possam se divertir com segurança, aguardo vocês lá! 

 

E pra quem ainda não conhecia a banda, quero deixar aqui também os links para os nossos canais oficiais na internet: 

 

Site: www.musicaagosto.com.br 

Instagram: @musicaagosto 

Youtube: youtube.com/musicaagosto 

Facebook: facebook.com/musicaagosto

Spotify, Deezer e demais plataformas de streaming: Música Agosto  

 

Serviço

 

2º Festival de Arte e Cultura

Data: 16 a 25 de setembro
Local: Rod. Régis Bittencourt, 2663 - Jardim Helena, Taboão da Serra

Programação: www.shoppingtaboão.com.br

 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.