/

SER de Taboão da Serra inaugura brinquedoteca ambulatorial para pacientes

Por Mariana Félix | 15/09/2021

.Ian de Freitas - Serviço Especializado de Reabilitação (SER) de Taboão da Serra montou brinquedoteca para pacientes mirins

Fazer um tratamento de saúde é uma situação que gera desconforto e estresse para muitos adultos. Para as crianças a questão pode ser ainda mais desafiadora, pois muitos ainda não compreendem o momento e nem conseguem administrar o que estão sentindo. Pensando em proporcionar um ambiente agradável e lúdico para os pequenos, o Serviço Especializado de Reabilitação (SER) de Taboão da Serra criou uma brinquedoteca ambulatorial para uso dos pacientes mirins.

A fisioterapeuta e diretora do SER Tatiana Abreu explica como surgiu a ideia de criar o espaço. “Em nosso cotidiano sempre observávamos que muitas crianças permaneciam por um longo tempo no SER e durante esses atendimentos apresentavam angústia, estresse, agitação e até medo. Inclusive, muitos médicos relatavam dificuldades para finalizar o atendimento em decorrência desta agitação toda”, diz. “Sendo assim, pensamos em um espaço lúdico que fosse uma extensão da escola ou de casa, um ambiente de fantasia, onde a criança que passa por um tratamento pudesse se sentir mais despreocupada e menos ansiosa. Assim surgiu a ideia de criarmos uma brinquedoteca aqui no SER”, explica.

Com a ideia em mente, as equipes do SER e outros funcionários da Prefeitura de Taboão da Serra se uniram e doaram brinquedos, livros e materiais que estimulassem a criatividade dos pequenos e que fossem de fácil higienização. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda fez a doação de azulejos que foram instalados na parede, facilitando a limpeza do espaço e ainda permite que as crianças façam desenhos nele.

A brinquedoteca contam com cabana, brinquedos de material reciclável, jogos de tabuleiro, tapete em EVA, animais de plástico, além de cantinho de pintura, livros e muitos adesivos. O espaço está sob a responsabilidade da pedagoga Kátia Cilene Barros que cuida do local com muito zelo e carinho. “Sabemos que muitas vivências da criança se manifestam no brincar. Às vezes a criança expressa sua realidade, às vezes ela cria um mundo sobre suas necessidades mais intrínsecas. O livre brincar é capaz de reequilibrar a criança, reciclar suas emoções, desenvolver atenção e concentração, além de resgatar situações conflituosas. Favorece criatividade, aprendizagem e socialização”, explica Kátia.

Tatiana Abreu completa falando sobre a importância e benefícios da brinquedoteca. “A brinquedoteca ambulatorial é de extrema importância, pois ajuda a preservar a saúde emocional da criança, proporciona alegria e distração por meio de oportunidades para brincar, jogar e encontrar colegas, prepara a criança para situações novas e ainda possibilita a manutenção e progressão do desenvolvimento neuropsicomotor”, finaliza a diretora do SER.

*Com informações da Prefeitura de Taboão da Serra

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.