/

WhatsApp x Telegram: qual o melhor serviço de envio de mensagens?

Por Outro autor | 18/07/2021

.Divulgação - WhatsApp x Telegram: qual o melhor serviço de envio de mensagens?

Apesar da enorme popularidade do WhatsApp, o aplicativo mais baixado com quase 2,5bi de usuários ao redor do mundo, dia após dia o Telegram vem conquistando seu espaço no mercado.
Com recursos exclusivos, o aplicativo azul tem sofrido um boom de downloads e, inclusive, está sendo alvo de cópias até mesmo por Zuckerberg, no WhatsApp. Entenda!

WhatsApp x Telegram
Apesar de serem bastante semelhantes,as inovações são o diferencial para cada um dos dois aplicativos, que seguem na briga pela popularidade entre usuários.

É grande a diferença entre o WhatsApp e o Telegram em relação a números: enquanto o primeiro detém cerca de 2,5bi de usuários, o segundo conta com cerca de 500 milhões em todo o mundo.

Porém, graças a algumas atualizações exclusivas, o Telegram tem mostrado que pode brigar pela popularidade e que é capaz de atuar como o melhor mensageiro dentre os disponíveis no mercado.

Vantagens x Desvantagens
A maior diferença entre o WhatsApp e o Telegram é a forma como se salvam as mensagens, já que no Telegram elas ficam armazenadas nos servidores da empresa, enquanto no WhatsApp, as mensagens antigas ficam salvas no próprio celular.
Isso possibilita ao usuário do Telegram que acesse, de qualquer aparelho, suas mensagens mais antigas sem necessariamente realizar um extenso processo de Backup.

Entretanto, isso pode ser um problema no quesito segurança, já que o app não conta com a criptografia de ponta a ponta disponível no WhatsApp. Essa fragilidade, infelizmente, facilita que qualquer um com acesso a sua conta tenha acesso também a suas mensagens e informações antigas.

No aplicativo WhatsApp, isso só seria possível se o hacker tivesse acesso a não só a conta, mas aos dados de sua nuvem, onde ficam salvas as informações.

Por outro lado, o Telegram pode ser acessado de qualquer computador e por vários dispositivos ao mesmo tempo, função que o WhatsApp (ainda) não possui, mas que não é um grande problema para quem opta por uma maior privacidade em suas mensagens.

Quais os recursos para os usuários de WhatsApp e Telegram?

Em relação a recursos, o Telegram conta com praticamente o dobro de recursos do WhatsApp, entre eles as mensagens que se autodestroem após serem visualizadas; a capacidade de membros em um grupo, que pode chegar até 200.000 mil pessoas; a possibilidade de editar uma mensagem já enviada e a opção de criar canais de comunicação, uma forma mais direta de enviar arquivos e mídias aos interessados sem necessariamente montar um grupo para isso.

Entretanto, os recursos disponíveis no WhatsApp são essenciais e suficientes para os usuários, uma vez que contam com chamada de voz-vídeo para até 8 pessoas, a opção de postar um “status” ou histórias no WhatsApp também é um diferencial deste para o Telegram, assim como o modo escuro e os backups completos salvos nas nuvens do Google e da ICloud, por exemplo.

Fato é que os usuários se encontram em constante dúvida sobre qual a melhor opção para manter suas conversas em dia. Com as novas políticas de privacidade do WhatsApp, a tendência é que usuários deixem o aplicativo em busca do Telegram, apesar da atual preferência.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.