/

Estudantes de escolas públicas de Embu participam de oficinas virtuais de fotografia

Por Mariana Félix | 17/06/2021

.Divulgação - Com apoio do Instituto CCR, ONG ImageMagica promove atividades culturais em municípios sob influência do Sistema Castello-Raposo, administrado pela CCR ViaOeste

Os estudantes de Embu das Artes das escolas EM Prof Paulo Freire e EM Profa Valdelice Aparecida Medeiros Prass são beneficiados com oficinas virtuais de fotografia. Adaptado para o formato EAD por conta da pandemia, os alunos recebem todo o conteúdo das atividades em uma plataforma online, onde poderão aprender técnicas de luz e enquadramento e conhecer a história de fotografia.

Além disso, os alunos recebem atividades para fotografar a partir do tema “Uma mensagem para o futuro”, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de criar um diálogo entre o os alunos e seu próprio cotidiano.

“Aos poucos, os alunos estão se adaptando para a novos formatos de aula. Sugerir uma atividade diferente, divertida, e ao mesmo tempo segura (por ser no formato online) pode contribuir com o desenvolvimento e aprendizado destes participantes”, comenta Andreza Portela, coordenadora do projeto. Mesmo com atividades remotas, a equipe do projeto acompanha diariamente a evolução dos alunos participantes.

Além de Embu das Artes, as cidades de Santana do Parnaíba, Osasco, São Roque, Araçoiaba da Serra e Cotia também foram contempladas.

A fotografia transforma as pessoas e permite que enxerguem o mundo com mais sensibilidade, unindo arte e educação na mesma ferramenta. Buscando ampliar a percepção de estudantes de escolas públicas em São Paulo, o Ministério da Cidadania, e Instituto CCR apresentam o FotoItinerante. O projeto, realizado pela ONG ImageMagica, tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e acontece durante o mês de junho.

EXPOSIÇÃO: OLHARES COMPARTILHADOS
No final das atividades, as fotografias realizadas pelos alunos se transformarão em pequenas exposições: um caminhão da ONG, adaptado com tecnologias de fotografia e de impressão, levará os ensaios até as escolas dos participantes de forma itinerante. Dessa forma, os participantes poderão compartilhar olhares e dividir reflexões sobre os temas apresentados.

 

Serviço:
Escolas participantes (a partir de 14/06):
• Sorocaba: Escola Brigadeiro Tobias
Endereço: R. Azevedo Figueiredo, 214, Sorocaba – SP

  • Osasco: EMEIF Messias Gonçalves da Silva,
    Endereço: R. Eugênio Pacelli, 1015 - Santa Maria, Osasco - SP, 06149-214

EMEIEF Zuleika Gonçalves Mendes
Endereço: Estr. das Rosas, 949 - Recanto das Rosas, Osasco - SP, 06150-350

  • Embu: EM Prof Paulo Freire
    Endereço: Estr. de Itapecerica Campo Limpo, 1904 - Jardim Santa Emília, Embu das Artes - SP, 06820-415

EM Profa Valdelice Aparecida Medeiros Prass
Endereço: Av. Aimara, 920 - Parque Pirajussara, Embu das Artes - SP, 06815-435

  • Araçoiaba da Serra: EMEF Alcebíades Leonel Machado
    Endereço: R. Lourdes Dias de Barros, 100, Araçoiaba da Serra - SP, 18190-000
  • São Roque: EMEF Barão de Piratininga
    Endereço: R. José Henrique da Costa, 252 - Jardim Bela Vista, São Roque - SP, 18134-190

EMEF Maria José Ferraz Schoenacker
Endereço: R. das Laranjeiras, 3 - Jardim Guacu I, São Roque - SP, 18132-500

  • Santana de Parnaíba: Colégio Municipal Dr. Paulo Octávio Botelho
    Endereço: Av. Fortunato Camargo, N.2000 - Cidade de São Pedro, Santana de Parnaíba - SP, 06535-020
  • Cotia: EM Jardim do Engenho.
    Endereço: R. das Doninhas, 14 - Jardim do Engenho, Cotia - SP, 06711-410

Sobre o Instituto CCR:

O Instituto CCR é a entidade privada sem fins lucrativos que gerencia o investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários: o Caminhos para a Cidadania - atendendo mais de 1,3 mil escolas, e o Estrada para a Saúde – presente em seis regiões. O foco do Instituto CCR é em inclusão social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Desde a sua criação em 2014, já foram gerenciados R$ 163 milhões, e, somente em 2020, cerca de 2,5 milhões de pessoas foram impactadas em comunidades de 115 cidades, situadas em trechos de atuação das concessionárias da companhia. Saiba mais em www.institutoccr.com.br .

ImageMagica: Fundada pelo fotógrafo e empreendedor social André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento humano por meio da fotografia. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura estimulando as pessoas a refletirem sobre o seu entorno e, assim, transformarem a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 400 mil olhares transformados com projetos realizados em 19 países. Saiba mais em: https://imm.ong/

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.