/

Programa irá capacitar professores de Itapecerica da Serra em práticas educativas inovadoras

Por Assessoria de Imprensa | 15/06/2021

.Divulgação - Voltado para professores da rede pública da Grande São Paulo, programa é gratuito, online e será focado em práticas educativas em STEAM, aprendizagem por projetos e metodologia para projetos científicos

Até 12 de julho estarão abertas as inscrições do Programa STEAM SP - uma iniciativa da Fundação Internacional Siemens Stiftung em parceria com o Laboratório de Sistemas Integraveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O objetivo do programa é formar professores para a prática da educação em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e aprendizagem por projetos, além de metodologia científica para orientar estudantes em projetos investigativos. As inscrições devem ser feitas neste link: https://steamsaopaulo.febrace.org.br/, onde constam também informações detalhadas sobre o programa.

São oferecidas 100 vagas gratuitas e podem se inscrever professores do ensino médio e técnico de escolas públicas de Itapecerica da Serra e outros municípios da Grande São Paulo. No ato da inscrição, é preciso responder um questionário e anexar carta de recomendação assinada pela direção da escola. O curso ocorrerá entre os meses de agosto e novembro de 2021. Em dezembro, será realizada uma mostra virtual de projetos investigativos desenvolvidos sob a orientação dos professores participantes do programa.

Iniciativa ampla - Com carga horária de 120 horas, o programa será ministrado em quatro módulos, consecutivos e interdependentes, incluindo atividades na Plataforma APICE - Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia. Os participantes executarão atividades avaliativas e participarão de encontros de formação e de mentoria. Todas as atividades serão no formato online.

"A transformação digital da sociedade e a pandemia da Covid-19 tornaram prementes o uso de ferramentas mais eficazes de ensino e aprendizagem", afirma a coordenadora científica e pedagógica do programa, Roseli Lopes de Deus, professora da Poli-USP. "Trata-se de uma oportunidade ímpar para os professores terem acesso a um conteúdo didático inovador, e de serem acompanhados por especialistas nos temas abordados", acrescenta.

O Programa STEAM SP é um dos 14 projetos sul-americanos apoiados pela Fundação Internacional Siemens Stiftung, por meio da iniciativa "STEM - Education for Innovation". Lançada no início deste ano, a iniciativa teve também suporte do Fundo de Alívio Covid-19 da Siemens Caring Hands. Seu objetivo era apoiar propostas de ensino-aprendizagem ou soluções em educação digital que ajudassem professores e alunos diante das dificuldades do ensino a distância. De acordo com a UNESCO, só na América Latina, cerca de 160 milhões de alunos foram afetados pelo fechamento de escolas causado pela pandemia.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.