/

Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra completa 30 anos de existência

Por Sandra Pereira | 10/06/2021

.Natália Bassi - A corporação conta com efetivo superior a 200 guardas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra celebra 30 anos de existência nesta quinta-feira, 10. A GCM da cidade é reconhecida pelo trabalho no combate à violência e pelo comprometimento da corporação com a população. Para comemorar as 3 décadas de vida da instituição, o governo Aprígio realiza hoje a inauguração da base da guarda instalada na entrada da cidade. A GCM foi criada pelo ex-prefeito Armando Andrade. Atualmente a corporação é uma das mais antigas e respeitadas em toda a região. Conta com efetivo superior a 200 guardas.

Segundo o secretário-adjunto de Segurança, Tenente Dacal a GCM é o braço forte da segurança no município e vai contribuir cada vez mais no combate à criminalidade.

“Estamos atuando firmes no combate ao crime, com várias ações de sucesso. Realizamos atividades conjuntas com as forças de segurança. O governo Aprígio investiu em armas, teremos mais viaturas e com certeza vamos dobrar os investimentos em relação ao governo passado. A tendência é melhorar ainda mais a segurança na cidade”, declarou Dacal.
De acordo com ele,antes mesmo de ser inaugurada a base da entrada da cidade já trouxe resultados positivos graças à localização privilegiada.

“A base não foi nem inaugurada e a já resultou em duas ocorrências positivas. Um roubo de pedestre foi rapidamente solucionado, ladrão preso e o produto de roubo recuperado. Em outra ocorrência os guardas no local impediram um roubo a ônibus. O motorista lançou o ônibus perto da base e os guardas agiram rapidamente e com muito profissionalismo prendendo os bandidos”, disse Tenente Dacal.

Um dos mais queridos e respeitados Guardas Civis Municipais (GCM) de Taboão da Serra celebra hoje 30 anos de atividade na guarda. Marcelo Borgatto é um dos fundadores da instituição. Não é à toa que ele é um dos mais apaixonados integrantes da corporação, onde atua desde o dia da sua criação e permanece até hoje. Escrever sobre a história da GCM de Taboão é reconhecer o legado, as conquistas e desafios da família farda azul taboanense.

“Há exatos 30 anos (10/06/91) eu iniciava uma nova etapa na minha vida que se tornou uma paixão que dura até hoje. Existem algumas pessoas que contribuíram muito para isso, como o Marques Caires Amorim, o Medinho Pereira, o Alexandre Fonanaro, e claro, meus pais, minhas referências”, postou Borgatto, sem esquecer de agradecer a Deus, a família e fazendo apelo para que os governantes zelem pela GCM e seus integrantes.

Não é errado dizer que Borgato ajudou a GCM a nascer e chegar a maturidade atual onde o reconhecimento público dos moradores com a corporação e seus integrantes é sua maior conquista.

Neste aniversário de 30 anos da GCM a corporação tem inúmeras razões para comemorar. Mas, certamente, uma das mais marcantes é o fato de estar sendo comandada por uma mulher, pela primeira vez em seus 30 anos de história. Eliana Gonçalves Ribeiro foi a primeira GCM feminina da cidade e agora assume a corporação. Ela é uma dessas mulheres pioneiras, desbravadoras, que nasceram para fazer história e não perdem a oportunidade de escrever suas histórias de superação.

Na sua posse a comandante Eliana disse se sentir honrada e confiante com a missão. “Eu estou há 25 anos na corporação e para mim é uma honra muito grande ter sido indicada por este governo que sentiu essa onda de empoderamento das mulheres, que hoje assumem cargos de destaque e resolveu me dar esta oportunidade, que para mim foi uma surpresa, mas uma grande alegria”, comento

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.