/

Dia D de vacinação contra a gripe em Embu das Artes, ocorre no próximo sábado, 29 de maio

Por Mariana Félix | 28/05/2021

.Divulgação - Dia D de vacinação contra a gripe em Embu das Artes, ocorre no próximo sábado

Para garantir a imunização de todas as pessoas do grupo prioritário e intensificar a campanha de vacinação contra a gripe, no próximo sábado, 29/5, ocorre o Dia D em todas as unidades básicas de saúde, das 8 às 17h. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 28 mil munícipes já receberam a dose. Mesmo assim, a adesão continua baixa, principalmente de crianças e idosos.

A vacina da gripe evita que o vírus influenza sobrecarregue o sistema respiratório e facilita o diagnóstico preciso do paciente com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Devem ser vacinados profissionais da saúde e da educação (da rede pública e privada), crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas e idosos com 60 anos ou mais. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identidade e o cartão do SUS. No dia também haverá atualização da carteirinha para pessoas com até 19 anos.

Quem estiver com febre, o ideal é esperar a melhora do quadro clínico. Em casos de covid-19, é necessário aguardar 28 dias após o início dos sintomas ou do exame positivo para pacientes assintomáticos. Quem tomou a vacina contra a covid-19 deverá respeitar o prazo recomendado de 14 dias para tomar a vacina da gripe.

Após o Dia D, a imunização seguirá até 8 de junho, mas é importante não deixar para a última hora, evitando se aglomerar na pandemia. A terceira fase da campanha se inicia em 9 de junho com a vacinação de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, caminhoneiros, portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

 

*Com informações da prefeitura de Embu das Artes

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.