/

Embu das Artes celebra 62 anos de emancipação política

Por Da Redação do Jornal na Net | 18/02/2021

.Jornal na Net - Aniversário da cidade marca emancipação política-administrativa de Itapecerica

Embu das Artes celebra 62 anos de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira, 18. Esse ano o aniversário da cidade não terá festas ou comemorações como em anos anteriores por conta da pandemia do Covid-19 que impede aglomerações.

A cidade chega aos 62 anos com muitas conquistas e repleta de desafios que vão desde a geração de emprego, segurança, saúde e educação. Atualmente, um dos grandes desafios da cidade é manter viva a Feira de Artesanato, as galerias, lojas a arte e seus artistas, maior símbolo da cidade, bastante atingida pelas consequências da pandemia.


Embu, assim como Taboão pertencia à cidade mãe Itapecerica da Serra. Ambas foram emancipadas por iniciativa de moradores e tem a mesma idade. O decreto de emancipação de Taboão e Embu foi feito no mesmo dia. Embu celebra aniversário no dia da aprovação, 18, e Taboão celebra dia 19, quando o decreto foi publicado.

A autonomia conquistada graças à criação da Associação Cívica de Embu, composta por personalidades de diversas áreas da sociedade que promoveram uma forte campanha pela emancipação da cidade, contou com o apoio e a orientação de Cândido Motta Filho, advogado, professor, jornalista, ensaísta, político e membro da Academia Brasileira de Letras.

A primeira eleição municipal para os poderes Executivo e Legislativo ocorreu no dia 4 de outubro de 1959. Annis Neme Bassith foi eleito o primeiro prefeito da cidade e Carlos Koch para vice. Eles foram empossados em 1º de janeiro de 1960 juntos com os vereadores eleitos.

Fundada pelos jesuítas em 1554, Embu das Artes é atualmente uma estância turística com uma população estimada em 270 mil habitantes (IBGE). Sua maior atração é a Feira de Artes e Artesanato que completou 52 anos de atividade neste ano e recebe cerca de 30 a 40 mil visitantes por fim de semana no Centro Histórico, que é formado pelo Museu de Arte Sacra (construído pelos jesuítas e índios no século XVII), além de belas alamedas e construções interessantes e coloridas.

Em 2011, por meio de um plebiscito que movimentou toda a cidade, os moradores decidiram mudar oficialmente o nome de Embu para Embu das Artes, como sempre foi chamada popularmente por todos.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.