/

SP entrará em fase vermelha todos os dias às 20h contra agravamento da pandemia

Por Outro autor | 22/01/2021

.Divulgação Google Imagens - Medida, em que bares, restaurantes e comércio não essencial fecham, valerá para o dia nos fins de semana e feriados

O governo de São Paulo decidiu endurecer a quarentena devido ao agravamento da pandemia da Covid-19 no estado.

A partir desta sexta-feira 22, a fase vermelha vale para todas as cidades paulistas a partir das 20h, todos os dias da semana. Nos fins de semana e feriados, a medida valerá durante o dia e a noite.

Com isso, bares, restaurantes, comércio não essencial como shopping centers e serviços como salões de beleza estão proibidos de funcionar até a manhã seguinte - o horário preciso ser anunciado nessa sexta, provavelmente 8h.

A medida mais draconiana se deve a piora substancial do quadro de infecções e mortes pelo novo coronavírus no estado mais populoso da Federação.

Só nos 21 primeiros dias deste ano, o aumento de casos foi de 42% ante o mesmo período de dezembro passado. Morreram 39% mais pessoas de Covid-19 também nesse intervalo.

Foram 62 mil novos diagnósticos e 1.100 óbitos. Ao todo, São Paulo registrou desde o começo da pandemia no estado, em fevereiro de 2020, 1,66 milhões de casos e 50,6 mil mortes.

A informação acerca dos fins de semana e feriados havia sido revelada pelo site do jornal O Estado de S. Paulo e confirmada pela Folha.

A decisão, assim como a sobre os outros dias da semana, foi tomada numa reunião no começo da noite no Palácio dos Bandeirantes.

O diagnóstico do Centro de Contingência do Coronavírus, painel de 20 especialistas e autoridades de saúde que lida com decisões práticas acerca da pandemia no estado, e de que é preciso coibir principalmente as aglomerações proporcionadas por bares e restaurantes.

Eventos também ficam proibidos enquanto a medida estiver valendo.

O governo estadual também deverá divulgar nesta sexta um pacote de aumento de leitos hospitalares - tanto de UTI quanto enfermarias. Deverão ser abertas mais de 700 novas vagas, provavelmente em esquema de hospital de campanha.

A taxa de ocupação geral de UTIs é a que mais preocupa. Saltou de 61,8% para 70,8% do começo do mês pra cá. Na Grande São Paulo, foi de 66,9% para 71,5%, um número mais estável. São 13.711 doentes de COVID-19 internados no estado, 6053 deles em UTIs.

As medidas ocorre enquanto começa, ainda em ritmo lento e sob a sombra da demora para a chegada de insumo da China, da campanha de vacinação com a Coronavac, imunizante patrocinado por São Paulo e desenvolvido em parceria com entre a chinesa Sinovac e o Instituto Butantan.

Até essa quinta-feira 21, foram mais de 50 mil os vacinados, de grupos prioritários, no estado.

 

*Com informações do site da Folha de S. Paulo

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.