/

São Paulo deve endurecer quarentena nesta semana após 50 mil mortos

Por Outro autor | 20/01/2021

.Divulgação Google Imagens - Segundo o Centro de Contingência da Covid-19, é provável que a reclassificação ocorra até sexta-feira (22)

A grande São Paulo e a região de Sorocaba, no interior do estado, devem regredir de fase no Plano SP de reabertura econômica. Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Croronavírus, afirmou que é provável que as reclassificações destas regiões ocorram até o final desta semana. Sua maior preocupação é com a região metropolitana. Sorocaba está na fase laranja te a região metropolitana de São Paulo, na fase amarela no Plano São Paulo.

“A pandemia continua subindo no estadon de São Paulo, em todas as regiões. O que nós estamos observando na região do município de São Paulo e na Grande São Paulo também está sendo observado na maioria das regiões do estado, um crescimento no número de casos e o número de internações aumentando progressivamente a taxa de ocupação dos leitos de UTI, que são aqueles necessários para os casos mais graves", disse em entrevista ao G1.

“São regiões onde nós estamos observando essa pressão frequente sobre os leitos, especialmente de UTI. E é possível sim que essas regiões, eu diria que é até provável, que sejam reclassificadas brevemente ao longo desta semana".

Nesta terça-feira (19), o estado São Paulo ultrapassou os 50 000 óbitos e mais de um milhão e meio de casos confirmados do novo coronavírus. A taxa de ocupação dos leitos de UTI chegou aos 70% em alguns hospitais da região metropolitana. Na capital, quatro unidades registraram 100% de ocupação desses leitos. São elas: Hospital da Cruz Vermelha, Santa Casa de Santo Amaro, Hospital Carmem Prudente e Hospital São Luiz Gonzaga.

Na última sexta-feira (15), a gestão estadual já havia anunciado o endurecimento da quarentena em oito regiões. Araçatuba, Bauru, Franca, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Taubaté deixaram a fase amarela e foram para a laranja. Marília saiu da fase laranja e foi para a vermelha.

Recorde de casos

O estado de São Paulo registrou entre o dia 10 e 16 de janeiro o maior número de novos casos de Covid-19 em uma semana desde o começo da pandemia, com 79.106 confirmações. A média ficou em 11.301 casos por dia.  O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, comentou o recorde em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (18).

“No número de casos, foi a nossa pior semana. Tivemos uma elevação de 9% em relação à semana anterior. Mesmo naquele momento em que testávamos mais, e que chegamos ao nosso pico, que aconteceu na 33ª semana epidemiológica (de 9 a 15 de agosto), já superamos este montante. Já superamos o número de casos no pico que nós tivemos naquela semana, trigésima terceira”. 

A média móvel de mortes diárias também cresceu. A medida que considera os registros de óbitos dos últimos sete dias chegou a 230 nesta segunda-feira (18). O valor é o maior desde o dia 23 de agosto do último ano e representa um crescimento de 57% em relação ao registrado há 14 dias. Essa média está há dez dias acima de 200, o que não acontecia desde o dia 16 de setembro. 

 

*Com informações do site da Veja São Paulo

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.