/

Visitas ao Parque das Hortênsias de Taboão da Serra passam a ser gratuita

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 24/03/2011

Arquivo PMTSParque das Hortênsias passa a ser gratuito e entre as atrações está o Museu da Natureza

De um terreno abandonado nos meados da década de 70, surgiu o Parque Urbano de Taboão da Serra. O espaço recebeu cerca de cinco mil mudas de hortênsias que foram plantadas no local, daí o nome atual, Parque das Hortênsias, que teve seu lançamento no dia 14 de fevereiro de 1978, mas foi inaugurado de forma oficial em 1982.

A história também remete a um antigo funcionário chamado Geraldo que cuidava dos animais silvestres que por lá passavam. Foi assim que surgiu este belo exemplar da fauna e da flora da cidade. Em 1991 o parque foi registrado pelo Ibama, como Zoológico de Taboão da Serra.

Hoje com mais de 48 mil m² de área verde e um acervo de 300 animais, o parque é uma excelente opção de lazer e de aprendizado para a comunidade local. O espaço tem 23 funcionários e é equipado com lanchonete, playground para as crianças e banheiros.  Mas o melhor é que agora a entrada para conhecer o parque é gratuita.

Já no hall de recepção, a preocupação na preservação das espécies é apresentada em uma placa com os dizeres “DA NATUREZA NADA SE TIRA, A NÃO SER FOTOS, NADA SE DEIXA, A NÃO SER, PEGADAS, NADA SE LEVA, A NÃO SER, SAUDADES!”. Pelas suas ruas e avenidas, o zoológico apresenta os mais belos exemplares entre mamíferos, répteis e aves.

O casal de leões, Zulu e Elga, vieram do Zoológico de São Paulo e são os protagonistas do local. Já os autênticos tigres siberianos, Sacha e Zetti, mostram sua beleza ao passear na jaula como se atuassem em um filme da savana. Gigantes que podem ser vistos de uma distância de 5 metros com toda a segurança. Além disso, o jacaré de papo amarelo, a jaguatirica, o cateto (porco do mato), os macacos, os gaviões e corujas são os animais mais procurados por quem vai ao zôo.

O Parque das Hortênsias conta ainda com o Museu da Natureza, um dos espaços mais visitados, pois apresenta animais taxidermizados, ou seja, animais mortos, porém preservados reconstituindo assim suas características físicas e, às vezes, simulando seu habitat. No Museu da Natureza está o primeiro leão do Zoo, o Greg, entre outros animais que lá viveram.

O parque recebe em média 4 mil pessoas mês, mas agora com a gratuidade do ingresso, a Prefeitura de Taboão da Serra quer aumentar esse número, contribuindo assim com beneficios à saúde e ao lazer à familia taboanense.

Serviço:
Parque das Hortênsias
Praça Prefeito Oswaldo Cesário de Oliveira, 500 – Parque Assunção
Horário de funcionamento: Todos os dias das 9h às 16h30 inclusive domingos e feriados
Entrada Gratuita

Por Anderson Silva

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.