/

Doria recua e decide manter volta às aulas em 8 de setembro em São Paulo

Por Da Redação do Jornal na Net | 20/07/2020

Divulgação - GoogleRetorno das aulas está previsto para ocorrer em 8 de setembro. Governo diz que estado todo vai estar na fase amarela

O governado de São Paulo voltou atrás e decidiu manter a previsão de volta às aulas presencial em 8 de setembro. A decisão foi confirmada pelo governador João Doria. A retomada das aulas presenciais é um tema bastante polêmico e desassossega mães, pais e responsáveis. Há inclusive os que se afirmam se recusar a mandar os filhos à escola sem que haja uma vacina capaz de protegê-los contra o Covid-19. Por outro lado, há os que precisam deixar os filhos em escolas e creches para voltar a trabalhar.

"Meus filhos não voltam", frisou uma mãe numa mensagem ao Jornal na Net. "De jeito nenhum mando minha filha", contou outra. "Só mando meu filho se tiver vacina", ponderou mais uma mãe. "Preciso mandar ele para escola senão não tenho como trabalhar", afirmou outra mãe à reportagem.

Um dia antes do governador anunciar a medida o secretário-executivo do centro de combate ao novo coronavírus, João Gabbardo, afirmou ter considerado reavaliar retomada do ano letivo, diante da análise do professor Eduardo Massad, da Fundação Getúlio Vargas, alertando que poderia haver 17 mil mortes de crianças nas escolas paulistas.

Pouco tempo depois o especialista alegou erro na informação e disse que a estimativa correta é dez vezes menor, ou seja 1.557. Massad disse ainda que a previsão sobre 17 mil mortes de crianças não se referia somente a São Paulo, mas ao Brasil todo.

O governo Doria trabalha com a perspectiva de que em 8 de setembro todo o Estado de São Paulo já esteja, há pelo menos 28 dias, na fase amarela (fase 3) da regra estadual de flexibilização da economia, o chamado “Plano São Paulo”.

“Os cálculos feitos pelo pesquisador [Massad] são baseados numa fotografia de transmissibilidade que temos no momento. Isso é muito diferente do que vamos encontrar quando todo o Estado estiver no amarelo”, disse.

Para dar segurança às mães, pais e responsáveis Gabbardo garante que a volta as aulas presenciais vai ser acompanhada de um rigoroso protocolo e só acontecerá quando todo o estado de São Paulo estiver na fase amarela, com índice muito menor transmissibilidade.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.