/

Embu aumenta eficiência do diagnóstico de Dengue

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 3/03/2011

DivulgaçãoNos dois primeiros meses de 2011, segundo a Secretaria de Saúde, foram feitas 38 notificações das suspeitas de dengue

Diante do alerta feito, em dezembro de 2010, pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo de que a previsão era que o número de casos de dengue aumentaria, em todo o Brasil, de sete a dez vezes, o Governo da Cidade de Embu das Artes se preparou para que essas previsões não se concretizassem.

As medidas estão dando certo. Nos dois primeiros meses de 2011, segundo a Secretaria de Saúde, foram feitas 38 notificações das suspeitas de dengue. Dessas, três casos foram confirmados e os outros 22 estão sob análise. No mesmo período de 2010 foram notificados apenas sete casos, sendo dois confirmados, ambos importados, e cinco descartados.

Com os treinamentos e a reciclagem oferecidos pela Secretaria de Saúde, os técnicos estão mais preparados para encaminhar para exames os casos suspeitos. “Quanto mais notificar, mais chances de identificar os casos de dengue”, explica Leonardo Marcolan, coordenador da Vigilância Epidemiológica. “As Unidades Básicas de Saúde estão mais atentas a esses casos”.

Ele também alerta para os cuidados a serem tomados durante o feriado de carnaval onde as pessoas aproveitam para viajar para o litoral e outros estados onde podem contrair a doença. Leonardo recomenda o uso de repelentes e ao apresentar qualquer um dos sintomas: febre, dor no corpo ou mal estar, a pessoa, se estiver fora do município, deverá procurar assistência médica o mais rápido possível. Caso esteja em Embu, ele recomenda procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Mas não basta a prefeitura agir, a colaboração da população é fundamental no combate à dengue. Portanto é importante eliminar a água parada em pneus, pratinhos de vasos, garrafas, tampinhas, lajes; manter tampadas as caixas d’água, limpar calhas, manter limpos e fechados os recipientes para armazenamento de água, além do cuidado com lixos.

Texto: Júlio Marcondes

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.