/

Cachorro mora no Cemitério da Saudade onde dona está sepultada há 10 anos

Por Sandra Pereira | 27/08/2019

Sandra Pereira Após sepultar a dona, cachorro fica morando no cemitério da Saudade, em Taboão - Foto: Sandra Pereira

Faz quase 10 anos que um cachorro entrou no cemitério da Saudade para acompanhar o sepultamento da dona e nunca mais foi embora. Desde então, ele acompanha todos os sepultamentos feitos no cemitério municipal de Taboão da Serra. Acabou sendo adotado pelos funcionários do lugar. Ganhou o nome de Bob Coveiro e passa os dias com ar solene, indo e vindo dos enterros, como se compreendesse que o cemitério é lugar do último adeus aos entes queridos. A vida, o amor e a lealdade do cachorro foram retratados no capítulo do livro o Bem e o Mal em dois pulos, escrito pelo funcionário do cemitério, Joselito Silva. Além das páginas que contam sua história, Bob também ganhou um Facebook para que as pessoas possam conhecê-lo (clique aqui para acessar)
 
“Ele veio no enterro da dona e nunca mais foi embora. Ele vai em todos os sepultamentos, acompanha, volta e espera o próximo sepultamento. Ele sobe os morros até as covas seguindo o cortejo. Tem momentos que ele vai na frente. Quando a dona dele morreu e ele começou a morar aqui, o restante da família dela tentou levar ele embora, mas ele não se acostumou mais na casa e acabou vindo viver aqui no cemitério”, conta Joselito Silva.
 
 
O cachorro de pelo caramelo e olhos castanhos muitas vezes é tema de conversa entre quem foi levar à morada definitiva entes queridos, amigos ou pessoas conhecidas. A beleza dos olhos de Bob contrasta com a resignação de quem parece jamais ter esquecido que uma pessoa amada foi sepultada ali. “Ele sabe que aqui é um lugar de despedida e mostra respeito por isso. Acho que até hoje ele lembra da dona e por isso acompanha os sepultamentos, o preparo dos corpos, exumação e tudo”, relata outro funcionário.
 
Todo mundo que trabalha no cemitério municipal da Saudade conhece a história de Bob. Alguns funcionários são mais apegados ao amigo de quatro patas que os ajuda a enfrentar a dureza dos dias e triste missão de cavar sepulturas. Bob Coveiro mora literalmente na entrada do cemitério. Ganhou casa, um pequeno jardim e todos os dias é carinhosamente alimentado pelos funcionários. Um dos que mais gosta e cuida do cachorro é o coveiro mais antigo do cemitério, conhecido como Boca.
 
“A gente cuida dele. Alimenta, leva manda para o pet shop e compra as bolinhas que ele gosta de usar para brincar. Nós pedimos doações das pessoas porque nem sempre temos dinheiro”, conta um funcionário que ajuda e recolhe doações para o Bob.
 
É quase impossível não sorrir vendo o Bob correndo atrás dos brinquedos improvisados que os funcionários do cemitério jogam para ver o cachorro correr em disparada para recolher e entregar na mão de quem inicia a brincadeira. “O Bob aqui tem livre acesso. Ele alegra nossos dias. É um bom amigo”, conta Maria Neves Viera, a Neuzinha, diretora do Cemitério.
 
Quem desejar conhecer de perto o Bob deve ir ao Cemitério da Saudade situado na avenida Laurita Ortega Mari, 831, no Parque Pinheiros. Também pode falar no WhatsApp com Joselito pelo telefone (11) 95195-1794. “Bob é um cachorro muito educado”, finaliza um amigo de longa data dele.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.