/

Palestra para servidores de Taboão aborda Gestão das Emoções para controle do estresse e da ansiedade

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 9/08/2019

Vera Sampaio Palestra para servidores de Taboão da Serra abordou Gestão das Emoções para controle do estresse e da ansiedade

A Secretaria de Gestão de Pessoas de Taboão da Serra, através do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), realizou na quarta-feira, 31 de julho, mais uma edição do III Ciclo de Palestras para a Saúde do Servidor. Promovido no auditório do Senac, o encontro reuniu 164 funcionários públicos municipais e teve como tema “Estratégias de Gerenciamento de Estresse e Técnicas de Controle de Ansiedade”.

À ocasião, foram apresentados dados estatísticos sobre ansiedade, possíveis causas e sintomas. No período da manhã, o assunto foi tratado pela psiquiatra Dra. Alexandra Oliveira. Já à tarde, o assunto foi abordado pelos psicólogos da equipe de SESMT Daniel Carvalho e Adriana Sinopoli.

Um dos momentos mais marcantes do encontro foi a palestra ministrada por Amaro Reis, psicólogo e idealizador do programa Humanizar. De forma bem humorada, o psicólogo abordou a Gestão das Emoções como estratégia de combate ao estresse, ansiedade, depressão, entre outras doenças. “O estresse é um apêndice, um acréscimo, um braço que aparece na nossa vida. A vida é o centro, a nossa existência é o centro, mas nós transformamos isto em ‘eu sou um ser estressado’ Quando na verdade somos simplesmente humanos”, afirmou Amaro Reis. 

O idealizador do programa Humanizar também destacou que a Gestão das Emoções está associada ao relacionamento com outras pessoas que muitas vezes evitamos como encontros familiares, com amigos, entre outros. “O grande barato da vida está para fora, nas relações com as pessoas, nas relações que fugimos constantemente, seja na amizade, na religião, nas relações familiares. Todos os meus afetos só vão existir se eu colocar para fora, para o outro”, declarou Amaro Reis. “Nos relacionando melhor com as outras pessoas,  passamos os ciclos de superação, de dificuldade, de sofrimento e vamos amadurecendo na escola da vida. E amadurecer é o que a gente precisa: amadurecer as nossas emoções e o nosso psicológico para enfrentar os próximos desafios”, finalizou o psicólogo. 

Andreanne Macedo, da Secretaria de Administração, foi uma das participantes do encontro. A servidora aprovou a iniciativa e elogiou o encontro. “Muito bacana a palestra sobre controle de estresse e ansiedade hoje no Senac. Foi super dinâmico, motivador e esclarecedor, além do bom humor dos psicólogos. Parabéns à todos os envolvidos.”, declarou.

No final do encontro, após a aplicação de um teste sobre Gestão do Tempo, Amaro Reis elencou os “Cinco Nãos” que são necessários falar para iniciar um processo de mudança para lidar com estresse, ansiedade e depressão. 

 Cinco Nãos

  1. Comunicação – filtrar o que falamos, o que ouvimos e o que vemos;
  2. Julgamentos internos – tomar cuidado com o que falamos e pensamos sobre nós mesmos;
  3. Julgamentos externos – não gastar tempo cuidando da vida do outro e evitando assuntos desnecessários e estressantes;
  4. Pessoas negativas – é preciso se afastar de pessoas que “sugam a energia” e se policiar para evitar a pensamentos e situações de negatividade.
  5. Rotina, hábitos e pensamentos – cuide do corpo, da alimentação, planeje o dia, o que deseja realizar e não tenha medo de cultivar uma rotina saudável.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.