/

Estrada Kizaemon Takeuti conta com faixa de retenção para motociclistas

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 14/06/2019

Ricardo Vaz Toda extensão da Avenida Kizaemon Takeuti já conta com faixas de retenção para motociclista

Motocicletas são os veículos que mais matam no trânsito do país. Em 2018, na cidade de Taboão da Serra, 60% dos casos registrados foram por este tipo de modal, com 26,6% das mortes nas vias municipais. A criação de faixas exclusivas para motociclistas nas vias locais deve contribuir para a mudança desses números.

De acordo com a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana a iniciativa consiste na criação de faixas exclusivas para a permanência dos motociclistas, à frente dos carros, antes da faixa de pedestres.

A Estrada Kizaemon Takeuti, no Jardim Pirajuçara, recebeu a intervenção. “Cobrimos toda a extensão da Kizaemon com 18 faixas de retenção para os condutores que trafegam por ali”, comenta o secretário de Transportes, Dr Gerson Brito. “Na prática, os motociclistas sairão à frente dos carros, na abertura do sinal, já que estarão entre 2,5 m a 3 m de distância dos veículos”, explica.

A sinalização está presente nos dois sentidos da via, desde a divisa com Embu das Artes à de São Paulo. A Rua Luiz Carlos Ventura e em frente ao Poupatempo foram algumas que receberam a intervenção. O entroncamento da Estrada Benedito Cesário de Oliveira e outros 14 pontos também foram beneficiados.  

Experiência de sucesso

A faixa de retenção implantada em Taboão da Serra foi idealizada na Espanha, em 2008, nas cidades de Madri e Barcelona, onde as motos são 29% da frota de veículos. Estudos avaliam que a área de espera exclusiva para motos em Barcelona diminuiu em 90% o risco de acidentes com motos nos cruzamentos da metrópole.

 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.