/

Maternidade do Hospital São Francisco: segurança e acolhimento para mãe e bebê

Por Assessoria de Imprensa | 9/04/2019

Divulgação

A hora do parto é um dos mais esperados, não só pela gestante, mas também pela família que acompanhou ansiosa e pacientemente os longos nove meses de gravidez. Afinal, é um novo ser humano que chega ao mundo para trazer alegria a tanta gente. Garantir que esse momento grandioso seja de pura felicidade requer mais que um cuidado médico especializado, mas também carinho e dedicação. É nisso que a equipe médica hospitalar da Maternidade do Hospital São Francisco (HSF) acredita e, além de contar com profissionais qualificados, oferece total suporte, sempre priorizando a segurança e o bem-estar da mamãe e do bebê.

Desde um pré-natal completo até a hora do nascimento o atendimento em obstetrícia do São Francisco dispõe de uma estrutura que zela pelo conforto da gestante  para que ela curta cada momento até o grande dia chegar.

As instalações do Hospital e Maternidade São Francisco abrangem leitos para internações, centros cirúrgicos com o total de oito salas e conta com equipamentos de última geração, além de UTI adulto e neonatal, pronto-atendimento, ambulatório ginecológico e obstétrico, exames de ultrassonografia e de cardiotocografia – que avalia a vitalidade fetal do bebê com precisão –, laboratórios de análises clínicas e patológicas, além dos testes do Pezinho, Orelhinha e ainda o banco de vacinas.

Vacinas em dia para os bebês

Manter a vacinação em dia é fundamental para a saúde do bebê e o Hospital São Francisco agora conta com a qualidade da Clínica Vacinville. As principais vacinas para os recém-nascidos já estão disponíveis, como a BCG, que combate a tuberculose e a Hepatite B, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

“Além da garantia do cuidado pleno para o bebê, o hospital se preocupa em firmar parcerias importantes, de renome, que se preocupam com a qualidade no serviço prestado tanto quanto nós. A Vacinville é uma clínica de vacinas que tem tradição e qualidade, é isso que queremos propiciar aos nossos pacientes”, destaca o diretor clínico da unidade, Flávio Ceballos.

UTI Neonatal

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HSF também dispõe de leitos equipados e da atuação de uma equipe multidisciplinar para garantir o melhor atendimento para os recém-nascidos que precisam de cuidados especiais.

“Só tenho a agradecer, primeiramente a Deus, e depois aos médicos e as enfermeiras que ficaram super preocupadas, e até hoje entram em contato comigo para saber sobre o Pietro”, relata Vanessa Cassiano Portela, mãe do Pietro, um pequenino herói que nasceu com  quase 32 semanas. Para a mãe, que passou dias com o coração apertado e no aguardo da tão sonhada alta, ter ao lado profissionais da saúde que prestaram um atendimento de qualidade e humanizado fez toda a diferença. “Quando vou ao hospital sou parada por vários funcionários que gostam de ver como ele se recuperou”, destaca com gratidão o empenho de toda a equipe que cuidou do bebê, que acaba de completar cinco meses de vida.

Sempre abraçados

Para o bebê que vem ao mundo antes da hora, a incubadora é o melhor lugar. É lá que o prematuro ganha peso e onde ele se sente seguro. Para isso, o Hospital adotou o polvo feito de linha de algodão, um tipo de brinquedo macio cujos tentáculos, além de acalentar, simulam o cordão umbilical para que os bebês possam sentir-se mais calmos e confortáveis ao abraçar o amigo.  

“Os polvos funcionam como forma de estímulo e conforto para os bebês. Não há nenhuma comprovação científica, porém, em hospitais humanizados, como é o caso do São Francisco, demonstrou acalmar os bebês. Os tentáculos do polvo simulam o cordão umbilical e com isso o bebê prematuro entende que ainda está no útero da mãe”, destaca a fisioterapeuta Jennifer Vilela. Ela ressalta ainda que os polvos são esterilizados antes do contato com o prematuro.

 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.