/

Taboão oferece mais um aparelho de Endoscopia para a população

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 16/01/2011

DivulgaçãoRede Municipal de Saúde já conta com dois equipamentos de endoscopia para atender à população

A população de Taboão da Serra conta com mais um aparelho de Endoscopia na Rede de Saúde Pública da cidade para atender à demanda das Unidades Básicas. Agora o município tem dois aparelhos, o que proporciona maior rapidez no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças gástricas. O custo estimado do equipamento é de R$ 40 mil.

A primeira unidade está em operação na UBS Jardim Helena e a segunda já está funcionando no Centro de Referência de Saúde da Mulher, no Parque Pinheiros.  O prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias vem investindo constantemente na área da Saúde, apenas em 2010 foram inaugurados mais quatro novos equipamentos na cidade: a UBS Jd. Scandia/Panorama, a UBS Jd. Amércia/Intercap, o Centro de Controle de Zoonoses e a Clínica de DST e Hepatites Virais. “Não mediremos esforços para continuar melhorando a Saúde em nossa cidade”, afirma o prefeito.

Francisco Alves dos Santos, que realizou uma endoscopia para diagnosticar um pequeno problema de digestão, aprovou o equipamento. “É muito bom poder fazer esse tipo de exame aqui, praticamente, dentro da nossa casa. Eu moro no Jardim Scandia e pensei que fosse demorar muito, fui surpreendido com o aviso em casa”, afirma ele.

O exame dura cerca de 10 minutos e o paciente se recupera rapidamente. “É um procedimento bem tranquilo de ser realizado, não requer uma anestesia mais forte quando estamos fazendo apenas uma biópsia, ou algum diagnóstico mais simples”, explica a Dra. Tânia Santos, que realiza os procedimentos.

Ela conta que são, em média, 30 por dia, sempre às quartas, totalizando mais de 120 exames mensais. “Apesar do aparelho estar aqui no Centro de Referência da Saúde da Mulher ele é destinado a todos os munícipes”, esclarece a diretora da unidade, Dra. Dolores F. Jacinto.

Texto e Foto: Marcelo Valladão

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.