/

Paratletas taboanenses se destacam no Circuito Loterias Caixa de atletismo e natação

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/03/2019

DivulgaçãoParatletas taboanenses conquistaram sete medalhas no Circuito Brasil Loterias Caixa Atletismo e Natação

Os paratletas taboanenses Luiz Tetsuo, Gian Carlo, Igor Marinho e André Pinheiro, da Associação Paradesportiva para Todos (APT) que tem o apoio da Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Esportes e Lazer, conquistaram sete medalhas no Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo e Natação, realizado nos dias 23 e 24 fevereiro, no Centro de Treinamento Paraolímpico, em São Paulo.

O torneio contou com 778 competidores, 492 corredores, arremessadores e lançadores (atletismo) e 286 nadadores em busca da classificação para as etapas nacionais. A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em setembro e outubro, reunindo os melhores do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico.

Pela fase regional, na modalidade petra da categoria RR1, o paratleta Luiz Tetsuo foi campeão nos 100 e 200 metros. Já o atleta Gian Carlo foi segundo colocado nos 100 metros. Na categoria RR2, Igor Marinho foi segundo lugar nos 100 e 200 metros. Na natação, o paratleta André Pinheiro foi medalha de prata nos 50 metros livre e bronze nos 50 metros costa.

A PETRA ou RACE RUNNING como é conhecida também, é uma modalidade paralímpica de atletismo criada na Dinamarca em 1989, e chegou ao Brasil 2009. O atleta utiliza uma bicicleta (de três rodas), um guidão para direcionar o suporte para o tronco, um banco para o assento, faixas, mas não tem pedal anexado.

A modalidade é indicada para pessoas com paralisia cerebral, distrofia muscular, doença de Parkinson e outras deficiências que afetam a mobilidade e equilíbrio. A PETRA é dividida em três categorias: RR1, RR2 e RR3. A comissão técnica da Associação Paradesportiva Para Todos (APT) foi composta pelos treinadores Mateus Silva e Fabio Rodrigues.

O Circuito

O Circuito Caixa Loterias é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, o torneio tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais estão sendo separadas por modalidade, haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada modalidade. 

 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.